Esta comunicação pretende estipular a possibilidade de compreensão de uma dada realidade social a partir da representação do mundo histórico realizada pelo documentário, no sentido de proporcionar questões oportunas sobre a história social e oferecer um "novo" enfoque à memória social. Fica evidente, portanto, que a vinculação entre o conhecimento histórico e o documentário se dá como uma premissa em que o filme ajuda a contribuir para o conhecimento da sociedade, sendo possível identificar no filme elementos que ajudem a compreender a sociedade para além das representações operadas pela imagem. Assim, o documentário pode ser entendido como uma fonte de pesquisa para o conhecimento histórico, na medida em que oferece uma prova, um testemunho de um dado período ou quando vai ao encontro dos agentes históricos na tentativa de recuperação de suas memórias, atuando como elemento que entra de modo ativo em processos históricos. É relevante ressaltar a produção de cultura histórica que o documentário faz, no sentido de redimensionar uma perspectiva contida na memória coletiva, confrontando-a diretamente com os discursos dos agentes sociais que vivenciaram os fatos.