ATIVIDADE CITOTÓXICA DA VITAFERINA A EM DIFERENTES LINHAGENS TUMORAIS

BRUNA GODOY NORO

Co-autores: BRUNA GODOY NORO, ALTEVIR ROSSATO VIANA , BRUNA MARASCHIN e BRUNO STEFANELLO VIZZOTTO
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

Atividade citotóxica da Vitaferina A em diferentes linhagens tumorais

Cytotoxic activity of Withaferin A in different tumor cell lines

Bruna Godoy Noro1; Altevir Rossato Viana2; Bruna Maraschin3; Bruno Stefanello Vizzotto4

1 Discente do curso de Biomedicina, Universidade Franciscana, Brasil; brunagodoyn@gmail.com.

2 Discente do Programa de Pós-Graduação em Nanociências, Universidade Franciscana, Brasil; rossato.viana@hotmail.com.

3 Docente do curso de Odontologia, Universidade Franciscana, Brasil; brunajalfim@gmail.com.

4 Docente do curso de Biomedicina, Universidade Franciscana, Brasil; bvizzotto@yahoo.com.br.

Resumo

O câncer continua sendo uma das principais causas de mortalidade global, e muitos estudos recentes relatam o aumento significativo da sua incidência. Com mais de cem tipos de câncer, espera-se que o mundo veja um aumento de 70% das novas incidências globais em apenas duas décadas. Apesar do desenvolvimento de uma variedade de métodos terapêuticos anticâncer nos últimos anos, a quimioterapia continua sendo o principal método de tratamento utilizado. Os avanços recentes no diagnóstico e tratamento do câncer resultaram em melhorias na sobrevida dos pacientes, no entanto, vários obstáculos permanecem, incluindo a resistência aos medicamentos, a recidiva do câncer e a metástase. Em vista disto, alguns compostos bioativos naturais podem aumentar a eficácia dos tratamentos por quimioterapia e minimizar certos efeitos colaterais dos medicamentos utilizados. A vitaferina A (VA), bioativo de origem vegetal, possui uma atividade anticâncer contra vários tumores sólidos, inibindo a proliferação celular e induzindo a apoptose por meio de altas concentrações citotóxicas em uma variedade de linhagens tumorais, mostrando-se um promissor agente terapêutico anticâncer. Dessa maneira, o presente estudo buscou avaliar a citotoxicidade da VA em dois tipos celulares (neuroblastoma e câncer de pulmão) de câncer sólido. O ensaio utilizado baseia-se na medida do dano induzido pelo tratamento em estudo no metabolismo celular de glicídeos usualmente através da avaliação da atividade de desidrogenases. A viabilidade mitocondrial, e consequentemente, a viabilidade celular, é quantificada pela redução do MTT (um sal de coloração amarela e solúvel em água) a formazan (sal de coloração arroxeada e insolúvel em água) pela atividade daquelas enzimas. A redução do MTT a formazan, será diretamente proporcional à atividade mitocondrial e a viabilidade celular (MOSMANN, 1983).  A estatística utilizada foi ANOVA seguido Tukey, e foram considerados valores significativos *p<0,05, **p<0,01 e ***p<0,001. É possível perceber uma diminuição na viabilidade celular em todas as concentrações (1, 3, 5, 7 e10 µM) testadas de VA, com exceção da concentração de 5 µM na linhagem A549. Conclui-se que o bioativo em questão apresenta efeitos promissores em células tumorais como foi apresentado nesse estudo e estando de acordo com a literatura.