A FERROVIA NO ESPAÇO URBANO DE QUIXADÁ-CE: IMPACTOS E TRANSFORMAÇÕES

ALBERTA JORGIA FÉLIX PAULINO

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

As ferrovias no Brasil surgiram no século XIX, fruto dos ideais de modernização e progresso advindos da Europa. Com a expansão do capital externo no país, foi possível impulsionar a industrialização, a produção agrícola e a vida urbana. Na província do Ceará, a construção da ferrovia se deu inicialmente em 1872, tendo como objetivo principal interligar a capital Fortaleza à cidade de Baturité. Era necessário proporcionar e expandir o desenvolvimento, a indústria agrícola e  pecuarista, já que existia um impasse com relação aos meios de transportes que poderiam conduzir esses produtos do interior à capital. Com o prolongamento da estrada de ferro nas cidades interioranas pela linha sul em meio ao contexto da seca, Quixadá se deparou com uma nova dinâmica imposta mediante a chegada da ferrovia em 1891. Devido a presença da ferrovia e seus equipamentos ferroviários, a cidade estaria submetida a uma nova alteração morfológica da paisagem urbana, proporcionando além disso, interferências diretas no cotidiano da população. A fim de verificar a presença da ferrovia na respectiva cidade, seus impactos, transformações e contradições postas por meio do veículo da "modernidade" e do "progresso", analisaremos fotografias, periódicos e literatura temática indispensável. Não pretendemos realizar um levantamento exaustivo, mas compreender e analisar  a relação entre a ferrovia e a cidade de Quixadá, os trilhos e a estação definindo a espacialidade urbana, suas dimensões materiais e simbólicas e demais impactos ocasionados com sua aparição. Espera-se que a respectiva pesquisa possa contribuir com os estudos referentes e voltados à História Urbana, História Ferroviária e demais campos que englobam o debate sobre essa temática.  


Palavras-Chave: Ferrovia; Cidade; Paisagem Urbana; Quixadá;