O GOLPE DE 1964 E A DITADURA EM DEBATE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS ATIVIDADES DO PROJETO FONTES HISTÓRICAS DA DITADURA

JAMILE PINHEIRO DA SILVA

Co-autores: JAMILE PINHEIRO DA SILVA , ALICE FREIRE DA SILVA e EDMILSON ALVES MAIA JÚNIOR
Tipo de Apresentação: Relato de Experiência

Resumo

O presente resumo faz parte da atuação dos Bolsistas da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) no Projeto de Extensão e Grupo de Estudos Fontes Históricas da Ditadura: discutindo autoritarismo e democracia nas escolas públicas e plataformas online. O grupo, que está ativo desde 2018, atualmente realiza debates acerca das diversas vertentes sobre os estudos do Golpe de 1964 e também como se deu esse processo ao longo dos mais de vinte anos de regime ditatorial. Com o intuito de evidenciar a relevância da universidade pública na formação profissional dos estudantes em relação à divulgação do conhecimento histórico, buscamos abordar entre nossas atividades as dificuldades e obstáculos, visando auxiliar os alunos a desenvolverem suas próprias perspectivas sobre testemunhos históricos de forma mais aprofundada. Nossa expectativa é descobrir métodos de aprendizagem inovadoras que se fundamentaram tanto na pesquisa acadêmica quanto nas trocas presentes nas palestras no espaço da universidade e também nas vivências escolares, que acontecem dentro da nossa equipe de pesquisa. Levando em conta a diversidade dos estudantes e as complexidades dos ambientes escolares, nossas palestras são ajustadas para se encaixar em situações que beneficiem a experiência dos demais envolvidos. Essa abordagem não apenas ajuda a compreender as necessidades individuais dos estudantes, mas também nos capacita como bolsistas e alunos de graduação a enfrentar desafios relacionados a discussões de temas complexos como a ditadura. De modo geral, o projeto Fontes Históricas procura entre as inúmeras possibilidades de pesquisa na ditadura, legitimar as temáticas e proporcionar reflexões metodológicas para todo o campo social, partindo do meio acadêmico e se direcionando para escolas do ensino básico, médio e não só isso como também recentemente trabalhado nas redes socais, esforçando-se para que as discussões sobre a Ditadura de 64 seja um assunto relevante na sociedade atual.