Presente trabalho abordará, como temática o "O ensino de História e o autismo", trazendo como referência à escola Francisco Rufino, localizada no município de Novo Oriente/CE. Salientado, em seu aspecto geral da pesquisa, a inclusão do aluno autista, os desafios enfrentados por professores e alunos, no que desrespeito a questões de aprendizagem e relações socioemocionais. Enfatizando o ambiente de sala de aula, os métodos, ferramentas pedagógicas e o acolhimento e suporte especializado. Nesse sentido o estudo em questão, tem como finalidade a conscientização sobre a necessidade da inclusão, do aluno com TEA no ambiente escolar, para que este tenha seus direitos assegurados legalmente, e que possa desfrutar de forma igualitária, a respeito da educação, e qualidade de vida. Neste trabalho, que versa o cotidiano escolar, buscamos entender o papel do professor, especialmente o de história, como medidor do saber em sala de aula e as múltiplas realidades existentes, inclusive está. O recorte espacial escolhido, traz como referência a escola Francisco Rufino da cidade de Novo oriente/CE. Assim, na tentativa de compreender a escola, o ensino de história e a inclusão, o aspecto metodológico deste trabalho foi de natureza qualitativa, com a utilização de uma série de fontes, tais como: diário de campo, questionários, laudos médicos e legislação. Diante do apresentado, a inclusão vivenciada na prática diverge daquela projetada nas leis, carecendo um amplo e profundo debate sobres as ações desenvolvidas. Somos levados a repensar nossas ações enquanto professores, no intuito de propor a inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista.