Nascida ao final dos anos 1970, nos ares da reabertura política iniciada no governo do general presidente Ernesto Geisel e da rearticulação dos movimentos sociais, a Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), movimento que tinha suas raízes nas juventudes da Ação Católica Brasileira (ACB), propôs uma formação problematizadora e revolucionária como uma ferramenta de libertação e transformação social. Sob os auspícios do Projeto de Jesus Cristo Libertador, unindo fé e vida, os jovens da PJMP, fortemente inspirados na pedagogia feiriana, construíram uma proposta de conscientização crítica que levasse em consideração as experiências e as situações concretas dos jovens do meio popular. Para dar concretude a essa proposta evangelizadora, a PJMP, produziu diversos subsídios que auxiliaram e, ainda auxiliam, em suas formações pastorais. Para este resumo, selecionamos uma questão trabalhada em nossa tese, onde analisamos o livro produzido por Domingos Corcione em colaboração com o núcleo de PJMP do Regional Nordeste II da CNBB, intitulado Em busca de uma pedagogia libertadora. Este material foi destinado à formação de animadores adultos, sujeitos responsáveis pela evangelização dos jovens do meio popular. Ao analisarmos o subsídio, o dividimos nos seguintes eixos-temáticos: sexualidade, questões socioeconômicas e políticas, relações com a escola, família, lazer e religião. Dessa forma, pudemos compreender que mais que uma forma de empreender a reflexão e a ação em comunhão entre os animadores adultos e a juventude, a busca por uma educação para a libertação é a grande questão levantada pelo autor. No caso, pensar uma educação libertadora, levando em conta todos os aspectos da vida do jovem, defende que a caminhada para a libertação não visa apenas transformar as estruturas injustas da sociedade, mas tem como objetivo também transformar a consciência dos homens.