Resumo: A presente pesquisa consiste na realização de um estudo acerca das representações femininas nos livros didáticos de história do Ensino Fundamental II, utilizados em toda a rede pública do município de Novo Oriente/CE, no período de 2020 a 2023 da coleção intitulada: "Estudar história: Das origens do homem à era digital". Historicamente as mulheres passaram por um período de certa "marginalização", no que se refere aos estudos históricos, tendo em vista que as primeiras formas de historiografia não citavam a figura feminina, ou se citavam, era de forma indireta estereotipando nos papéis de vítima ou rebelde. Nesse sentido, a pesquisa parte da seguinte problemática: De que forma a figura feminina é representada nos livros didáticos de história do Ensino Fundamental II, na rede pública do município de Novo Oriente/ CE? Como o livro enquanto produtor de culturas e valores recria e reforça a imagem das mulheres? Como se dá a produção historiográfica feminina nesta coleção que tem historiadoras como produtoras dessas narrativas? O método utilizado consiste na análise de discurso. Portanto, ao realizarmos os estudos sobre a temática citada acima, observamos que realmente a historiografia passou por diversas transformações que incluem a história das mulheres, constatamos que a coleção estudada demonstrou uma preocupação maior com as representações femininas ao longo de seus capítulos, no entanto, ainda percebe-se uma lacuna no que se diz respeito à quantidade de representações ao longo dos capítulos.
Palavras-chave: Livro didático, Representação, Mulher.