A ESCOLA PRIMÁRIA NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO REPUBLICANO: PROGRESSO, MORALIDADE E CIVISMO EM MARANGUAPECE - CE (1916-1923).

BRUNO WELLINGTON RODRIGUES DA SILVA

Co-autores: MARIA BEATRIZ SILVA DUARTE
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O presente trabalho visa analisar os processos de renovação e modernização educacionais no decorrer das duas primeiras décadas do período intitulado Primeira República Brasileira, a partir de um estudo direcionado ao então Grupo Escolar Benjamin Barroso - posterior Grupo Escolar Capistrano de Abreu -, instituição que se constituiu símbolo da pedagogia moderna no Ceará. Com este enfoque, pretendemos compreender até que ponto o ideal de modernização republicana atingiu a educação primária cearense e, com isso, poder delinear, brevemente, como se deu a tentativa de convencimento do pertencimento a uma identidade nacional homogênea que se engendrava como projeto político num âmbito de transição governamental. Como se discutirá, o processo reformista do ensino público deste período corresponde ao momento histórico de modernizações ao qual o Brasil buscava se inserir, onde a educação se tornara instrumento para o galgar de postos no contexto do capitalismo internacional em inícios do século XX, período caracterizado pelo forte crescimento populacional urbano. Para tal abordagem, nos ancoramos em referênciais que contemplam a temática supracitada, como é o caso de BOURDIEU (2002), ao tratar sobre a força simbólica e o poder desempenhado pelo Estado neste esforço de reordenamento das bases sociais brasileiras; em WEHLING (1973) e BARROS (2005) adquirimos repertório necessário para a interpretação das ideias disseminadas pelos equipamentos educacionais e análise desses fluxos de disseminação a partir da reformas do ensino público realizadas neste período; a fim de estabelecer um contato entre a seara governamental e o "chão de sala", buscamos em JULIA (2001) o conceito de cultura escolar, que exprime as normas e práticas coordenadas a finalidades que podem variar segundo as épocas, neste caso, a formação do cidadão repúblicano brasileiro. A pesquisa é de cunho documental, utilizamos leis e regramentos educacionais do Ceará, bem como as fontes primárias que compõem o acervo local da referida escola.