MUSEU DOS KANINDÉ 29 ANOS: FORMAÇÃO PATRIMONIAL, MEMÓRIA E RESISTÊNCIA INDÍGENA

SUZENALSON DA SILVA SANTOS

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

O protagonismo museal no campo da educação intercultural no Brasil atualmente são aspectos representativos do fortalecimento das mobilizações étnicas dos povos indígenas, materializando a conquista de direitos associados com sua autodeterminação. Em 2024, o Museu dos Kanindé, primeira experiência criada entre povos indígenas no estado do Ceará em 1995 completará 29 anos e o Núcleo Educativo da instituição completa 12 anos de existência. Reconhecido nacionalmente pelo seu trabalho, é uma referência dentre os museus indígenas do Ceará e no Brasil e uma das principais instituições museológicas comunitárias brasileiras. A formação de novas gerações, em prol do fortalecimento da identidade e da cultura Kanindé teve um importante marco com a criação do Núcleo Educativo do Museu dos Kanindé (2011), uma instância de alfabetização museológica a partir da qual jovens e crianças fazem pesquisas sobre a  realidade, em permanente diálogo com os processos educacionais formais da escola indígena em diálogo com troncos velhos, núcleos familiares e lideranças tradicionais em especial com o seu fundador o mestre da cultura  no Ceará cacique Sotero Kanindé. Associando pesquisa e formação, os focos principais das ações do museu tem sido a história, os saberes e conhecimentos tradicionais, a memória e o patrimônio cultural. A preparação dos/as monitores/as para a atuação no Museu dos Kanindé, se dá por meio do desenvolvimento de atividades de alfabetização museológica associadas aos conteúdos curriculares escolares e à história e patrimônio locais.  O presente trabalho pretende demonstrar as experiências que se entrelaçam diretamente aos processos museológicos próprios dos Kanindé em Aratuba no Ceará em busca do direito a uma memória indígena preservada.