DA NUEVA CANCIÓN AOS SONS DA FLORESTA: INTERAÇÕES ENTRE BRASIL E AMÉRICA-LATINA NA PRODUÇÃO MUSICAL DE MILTON NASCIMENTO (1980-1998)

LAIS MARIA DE SOUZA PINHEIRO PINTO

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo problematizar a expressão de uma latino-americanidade nas canções de Milton Nascimento entre os anos de 1980-1998, percebendo principalmente a ruptura dessa representação. Em um primeiro momento - de 1980 - se dá a partir da canção engajada e na reverberação do movimento do Novo Cancioneiro Latinoamericano na produção cultural brasileira, e em um segundo momento - final dos anos 1980 e início de 1990 - percebemos uma expressão mais concentrada em narrativas de e sobre uma América Indígena, com intensa produção de sonoridades que remetem a natureza, cultura e concepções de mundo dos povos originários de diferentes regiões do território, sobretudo, dos países que fazem fronteira com a Amazônia, conhecidos por Milton Nascimento em excursão feita em 1989. Como fonte, utilizamos discos de vinil, jornais e revistas, e entrevistas já feitas por terceiros com o artista. Nossa metodologia é pautada, primeiro e primordialmente, na problematização contextualizada de cada fonte, entendendo o processo político, social e cultural do tempo em que foram produzidas. A narrativa histórica que objetivamos construir também passa pela descrição aural dessas canções, e posteriormente as perguntas que fazemos a elas, trazendo para o centro da história uma cartografia sonora que compreende o que há de oralizado e auricular na fonte musical, elementos que por muitos séculos foram ignorados pelo apego historiográfico ao escrito.