EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ENSINO DE HISTÓRIA: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA E URGENTE

FERNANDO VASCONCELOS BENEVIDES

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O presente artigo relaciona a Educação Patrimonial e o Ensino de História com o objetivo de evidenciar a necessidade de aquela estar mais presente como metodologia no dia a dia da educação básica. Essa necessidade se dá diante de um ensino, em geral, ainda falho na formação e conscientização cidadã, e a urgência ocorre devido ao fato de, cada vez mais, patrimônios históricos estarem sendo perdidos diante de uma população, também em geral, apática em relação a própria memória. O estudo gira em torno dos pressupostos teóricos que envolvem a categoria patrimônio histórico edificado. Na primeira parte do trabalho, é traçado o que é o patrimônio histórico, a construção desse conceito no Brasil, os critérios de preservação ao longo dos anos e como funciona, institucionalmente, a proteção dele hoje no país. Ainda na primeira parte, o que é a metodologia da Educação Patrimonial e a importância dela para a valorização dos bens culturais. Para isso, é analisado os conceitos de memória e identidade. Na segunda parte, é explicado como essa metodologia tem a ver com o Ensino de História e como ela pode contribuir para a melhoria do aprendizado e para a construção da consciência histórica e da cidadania. Isso porque a educação básica no Brasil tem por função constitucional a formação cidadã, e a preservação do bem patrimonial é inerente a ela. Além disso, a Educação Patrimonial ajuda a quebrar com a visão tradicional de "história pronta", ou seja, a história memorizada e desconexa da vivência cotidiana dos estudantes, que não leva em conta o conhecimento prévio deles. Espera-se, com este trabalho, provocar educadores, instituições e políticas públicas a tornar a Educação Patrimonial mais presente no Ensino de História do ensino básico. Dessa forma, contribuir para a preservação e valorização do patrimônio público, a construção da identidade e a formação cidadã.