FORMAÇÕES CONTINUADAS PROFESSORES: O ANTES E O DEPOIS DAS PRÁTICAS METODOLÓGICAS NA AÇÃO DE ENSINAR

EMANUELY FERNANDES DE OLIVEIRA

Co-autores: FRANCISCO THIAGO DE SOUSA LOPES , ANTONIA HELAINNY DE MIRANDA , ARIANE RIBEIRO SILVA , CAMILA RODRIGUES DE ALMEIDA , FELIPE CARVALHO BRITO , LUCAS MELGAÇO DA SILVA , TEREZINHA MELO DE OLIVEIRA e YVILLA REBECA VERAS FARIAS
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

Mesmo que muito se discuta a necessidade de a formação inicial do docente estar pautada em correntes progressistas, críticas e libertadoras, grande parte dos programas de formação continuada no Brasil se organizam em torno de tendências liberais, que fincam suas bases em contextos de avaliações externas. A partir disso, o professor está sendo instruído a trabalhar com conteúdo já especificados, cumprindo a exigência dos programas estabelecidos por especialistas que, em muitos casos, não conhecem a realidade da sala de aula. É na tentativa de denunciar e até mesmo minimizar essa realidade que esse trabalho se insere. Para tanto, busca apresentar práticas metodológicas utilizadas por professores de um Sistema Municipal de Ensino do Estado do Ceará, a partir da compreensão histórica sobre o percurso utilizado para alcançar o atual contexto formativo e prático da ação de ensinar, considerando a formação continuada de professores. Sabe-se que a concepção continuada de formação surge como uma necessidade do trabalho do docente, por essa razão, é estabelecida como um processo que é permanente e contínuo durante toda carreira profissional. Perpassa desde a formação inicial até a caracterização do seu desenvolvimento didático-pedagógico. Nesse cenário, muitas escolas vêm adotando novas formas para o ensino-aprendizagem, ou seja, a utilização de metodologias mais ativas. Partindo desse pressuposto, como problemática central buscamos compreender: quais as metodologias e práticas da ação de ensinar são mais utilizadas no município e qual o contexto histórico que perpassa o alcance do conhecimento sobre essas metodologias e práticas. Metodologicamente optou-se pelo estudo qualitativo, desenvolvido a partir da pesquisa documental e do estudo bibliográfico. Ainda, utilizou-se questionários com perguntas abertas e fechadas, aplicados aos professores sujeitos da pesquisa. Logo, analisou-se as metodologias e práticas adotadas no âmbito do desenvolvimento profissional de ensino, ponderando o como elas tem impactado a efetividade da formação dos educandos.

 

Palavras-Chave: Formação Continuada; Metodologia de Ensino; Ensino-Aprendizagem; Avaliação Externa.