DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: UM OLHAR SOBRE O PAPEL DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA

JÉSSICA CARDOSO DE SANTANA

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

A Lei 10.639, de 2003, e posteriormente a Lei 11.645, de 2008, que determinam a inclusão de conteúdos étnico-raciais no currículo escolar, demarcam a necessidade fundamental de uma educação antirracista nas escolas, refletindo uma demanda há muito defendida pelo Movimento Negro no Brasil. A partir desses marcos legais, diversos documentos e normativas têm sido elaborados para orientar e fortalecer essa abordagem, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, promulgadas em 2004, e a Base Nacional Comum Curricular, estabelecida em 2017. Entre esses direcionamentos, ressalta-se a importância de uma abordagem contínua e transversal das temáticas étnico-raciais, permeando todas as disciplinas e atividades escolares. Contudo, observa-se que, na prática cotidiana das escolas, ainda não há um esforço coletivo consistente nesse sentido, sendo os conteúdos muitas vezes abordados de forma superficial ou negligenciados em relação ao que preconizam tais normativas. Apenas durante o mês de novembro, popularmente conhecido como 'mês da Consciência Negra', é que a temática é pontualmente enfatizada, muitas vezes de maneira isolada e desarticulada do restante do currículo. Além disso, os eventos alusivos ao 'Dia da Consciência Negra' tendem a ser organizados, em sua maioria, por professores/as de Ciências Humanas, especialmente de História, que se destacam como protagonistas nesse contexto, entre outras razões, por serem exigidos, quase que exclusivamente, para a execução da tarefa. Diante desse cenário, propõe-se, a partir da análise dos documentos mencionados e de entrevistas realizadas com professores e professoras do ensino básico, investigar as possíveis razões subjacentes a esse suposto protagonismo dos profissionais de História no que tange à discussão antirracista no ambiente escolar.