HISTÓRIAS DE ASSOMBRAÇÃO E SUAS POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA

ELISA MARIA PACHECO COSTA

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O presente trabalho investiga as possibilidades do uso de histórias de assombração na formação da consciência histórica, analisando uma experiência na cidade de Amontada/CE no ano de 2022 com estudantes do ensino médio. As histórias de assombração são gestadas na tradição oral e podem se apresentar como fontes históricas férteis para o Ensino de História, desde a sua coleta por meio de entrevistas à posterior produção de textos possibilitam o exercício do fazer historiográfico, exercícios que contribuem para que estudantes elaborem um diálogo de suas próprias experiências com o passado da sua comunidade. Apresentamos a análise de um projeto desenvolvido com estudantes de ensino médio da E.E.M Rita Estelita dos Santos Rodrigues que coletaram histórias de assombração da cidade de Amontada e produziram um curta-metragem, intitulado "O Assobiador", apresentado no evento Ceará Científico 2022, promovido pela SEDUC-CE. Por meio do exercício de produção de fonte oral refletimos sobre as visões de passado evocadas no processo de criação do produto audiovisual curta-metragem, observamos o desenvolvimento da consciência histórica que "recupera a historicidade dos valores e a possibilidade dos sujeitos problematizarem a si próprios e procurarem respostas nas relações entre passado/presente/futuro." (SCHMIDT; GARCIA, 2005). Discutimos os usos da produção audiovisual na aprendizagem histórica, bem como o relato oral como documento importante a ser utilizado no ensino de história. Percebemos ainda como as categorias de medo e narrativas da ordem do fantástico podem ser geradoras de interesse dos estudantes, se mostrando um caminho para despertar a habilidade da escuta.