MUNDOS DO TRABALHO E ENSINO DE HISTÓRIA – TEORIA, PRÁTICA E DIALOGOS INTERDISCIPLINARES: VIVÊNCIAS NA EEEP MANOEL MANO (2019 – 2023)

JEFFERSON ÊNIO PRADO CLARINDO

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Relato de Experiência

Resumo

Resumo: O presente trabalho tem o propósito de estimular a relação entre dois campos da História: Mundos do Trabalho e Ensino de História a partir de experiências vividas na Escola Estadual de Ensino Profissional Manoel Mano, localizada em Crateús-CE, nos anos de 2019 e 2023. Nesse período foi possível constatar a presença de institutos privados gerindo conteúdos programáticos, produzindo e distribuindo apostilas, realizando formações de professores para ministrarem componentes curriculares inseridos nas grades de caráter obrigatório a todos os alunos. Tais disciplinas expressavam em seus materiais de apoio, as apostilas, perspectivas excessivamente empreendedoras na formação dos educandos. Frente a isso, passamos a desenvolver pesquisas e práticas que fossem capazes, não só de subverter o currículo, mas de superá-lo demonstrando as suas graves fragilidades teóricas e metodológicas, expondo a nebulosa relação público-privado na educação. Nesse contexto apresentaremos os frutos de nossa pesquisa de mestrado e sequências didáticas realizadas na Escola.