A EXPERIÊNCIA DO RURALISMO PEDAGÓGICO NA ESCOLA NORMAL RURAL DE ITAPIPOCA (1945-1971)

ANTONIO ROBSON OLIVEIRA

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O ruralismo pedagógico surgiu, nas décadas de 20, 30 e 40 do século XX, como uma proposta que buscava renovar o sistema educacional da época. Enquanto congregava as ideais do ruralismo político, que considerava a produção agrícola como uma "vocação natural" do país, ele criticava a Escola Nova por não focar na alfabetização da população rural. Intelectuais do período, ligados a esse movimento, foram os responsáveis pela criação das Escolas Normais Rurais, com o objetivo de formar professores, em diversos Estados da Federação, com destaque para o Ceará. Tendo em vista esse contexto, foi realizada a presente pesquisa, com o objetivo de investigar como o discurso e as práticas do ruralismo pedagógico foram desenvolvidos na Escola Normal Rural do município de Itapipoca, situado no norte cearense. O estudo de caso é feito por meio de uma abordagem qualitativa, que utiliza de documentos diversos, como as fontes orais, a documentação do acervo escolar, além do uso de imagens, jornais e fotografias. Para uma melhor compreensão desse movimento pedagógico, entrou-se em diálogo com os estudos já publicados de Fátima Leitão e Silvânia Costa, que abordam com clareza e bastante propriedade as práticas das instituições relacionadas à pesquisa. Como conclusão, nota-se que, apesar do discurso político do ruralismo pedagógico, a instituição analisada serviu a propósitos próprios, que nem sempre priorizaram a formação do professorado atento à "vocação natural" brasileira do meio rural, mas que atenderam simplesmente à necessidade de formar docentes, o que impactou, em grande medida, na realidade local, por promover a profissionalização da carreira professoral, principalmente entre as mulheres. Esse estudo revelou as contradições entre o discurso repetido por eles e a prática do ruralismo pedagógico, principalmente no contexto das Escolas Normais Rurais, como é o caso da instituição analisada.