A DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA NAS PÁGINAS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA (1996 A 2005)

AMADEU CARDOSO DO NASCIMENTO

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Os últimos dez anos marcam a história recente da democracia brasileira. Uma onda de ataques as instituições democráticas e manifestações públicas reivindicando intervenção militar, saudações a torturadores, ameaças a democracia me fez pensar as narrativas do livro didático de história. O objeto de estudo são dez livros didáticos de história do ensino fundamental anos finais utilizados em sala de aula ou em pesquisa por parte de docentes e discentes da rede pública da cidade de Capistrano, Ceará, entre os anos de 1996 a 2005. O objetivo da pesquisa é analisar as narrativas sobre a "ditadura civil-militar brasileira" nas páginas dos livros didáticos de História e como os autores narram essa temática em seus trabalhos. A partir da questão norteadora: Qual a perspectiva de história sobre a ditadura civil-militar é abordada no livro didático? De que maneira podemos pensar a ditadura civil-militar brasileira a partir do livro didático?  Como os autores apresentam os fatos históricos a partir de suas narrativas? O recorte temporal trata-se de um período de consolidação da democracia brasileira, para além disso os livros encontrados pertencem a esse período estudado. A pesquisa permite o olhar desse historiador e antropólogo sobre o livro didático história e as narrativas sobre a ditadura civil-militar brasileira, percebendo os silêncios que ora se apresenta e o porquê deste silêncio. Os livros didáticos geralmente constituem um objeto de circulação, e por isso são veículos de ideias e memória que traduzem os valores e comportamentos que se propõem a ensinar.