REVOLTAS REGENCIAIS BRASILEIRAS: APRENDIZAGEM HISTÓRICA PRODUZINDO CHARGES COM ALUNOS DE 3° ANO EM ESCOLA PROFISSIONALIZANTE.

FRANCISCA DE JESUS LIMA

Co-autores: FRANCISCA DE JESUS LIMA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Busca-se com este artigo, analisar as possibilidades de produção de charges no ensino de História, para uma efetiva aprendizagem histórica sobre Revoltas Regenciais Brasileiras (Balaiada, Sabinada, Cabanagem e Farroupilha), trabalhando com alunos do 3° ano do ensino médio profissionalizante integral da escola José Vidal Alves em Canindé-CE. A pesquisa se justifica na experiência docente da autora em março de 2024, onde era constatado em sala de aula, um desinteresse por parte dos alunos em acompanhar 03 horas/aulas expositivas seguidas da disciplina de História. Nesta realidade, questionamos, Como o professor pode ensinar Revoltas Regenciais do Brasil utilizando a produção de charges para tornar a aprendizagem histórica mais significativa ao estudante? Baseando-se em conceitos como ensino e aprendizagem histórica, utilizando metodologias ativas, e o debate da História Nova, com a interdisciplinaridade do gênero textual charge, construímos esta pesquisa. Finalizando o trabalho, com a análise dos resultados de aprendizagem obtidos a partir das charges produzidas pelos alunos sobre a temática de sua equipe. Avaliando o processo de ensino e aplicação da atividade, percebendo quais as dificuldade e dúvidas encontradas pelos estudantes na produção. Se conseguiram entender o conteúdo e expressá-lo em forma de charge.