Este trabalho refere-se a uma pesquisa que buscou responder como a Base Nacional Comum Curricular é praticada em um contexto mais especifico, no município de Nova Russas, na escola municipal de ensino fundamental, São Francisco. Essa problematização levou a analisar um distanciamento do currículo no contexto social dos alunos, no qual foi analisado as três versõesda BNCC, observando as disputas da iniciativa privada sobre sua elaboração, quando a então presidenta Dilma Rousseff sofreu o Golpe de 2016. Também refletimos sobre os impactos da BNCC com a realidade do município e suas consequências na escola São Francisco, observando os documentos da Secretaria de Educação do município e o Plano Político Pedagógico da escolae suas relações com a Base. Como metodologia foi utilizada entrevistas semiestruturas com os professores de História da escola, nas quais foram importantes para entender suas visões sobre a BNCC. Também foi utilizado questionários para analisarmos a percepção dos alunos através de uma pesquisa quantitativa e qualitativa na qual foi relevante para perceber como o ensino deHistória era entendido por esses sujeitos. O livro didático também foi outra fonte utilizada na pesquisa para compreendermos as relações que tinha entre ele e a BNCC, no qual durante o resultado das pesquisas podemos observar como a BNCC não comtempla a realidade vivenciada pelos alunos e pela a comunidade escolar do município de Novas Russas.