A FORMAÇÃO PARA A PRÁTICA AVALIATIVA DOCENTE: UMA ANÁLISE DO CURRÍCULO DO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA DA UECE NA CIDADE DE CRATEÚS/CE

TEREZINHA MELO DE OLIVEIRA

Co-autores: DR. LUCAS MELGAÇO DA SILVA, ANTONIA HELAINNY DE MIRANDA, CAMILA RODRIGUES DE ALMEIDA, EMANUELY FERNANDES DE OLIVEIRA, ARIANE RIBEIRO SILVA, FELIPE CARVALHO BRITO, YVILLA REBECA VERAS FARIAS e FRANCISCO THIAGO DE SOUSA LOPES
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

A avaliação educacional é compreendida como uma prática inerente ao espaço pedagógico. No entanto, nos cursos de licenciaturas, é comum observar fragilidades em relação a essa temática. Essa constatação pode ser percebida no contexto da integralização curricular desses cursos, visto que a teoria e a prática avaliativa, especialmente na conjuntura do ensino e aprendizagem, se camuflam nas ideias de docência apresentadas pela Disciplina de Didática e, em algumas vezes, na Disciplina de Estrutura e Funcionamento da Educação. Assim, verifica-se baixa aderência ou inexistência de discussões sobre fundamentos e práticas de avaliação enquanto instrumento balizador da ação de ensinar. Em meio a esse diálogo, surge como problemática para esse estudo, quais as percepções dos formandos de cursos de licenciaturas sobre suas necessidades de conhecimento, para o desenvolvimento de práticas avaliativas na ação de ensinar. Logo, tivemos como objetivo identificar as lacunas na formação docente considerando a avaliação educacional, nas primeiras turmas de formandos do Curso de Licenciatura em História, da Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús (FAEC), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE), na cidade de Crateús. O método teve cunho qualitativo, o qual utilizou como meio de coleta de dados a revisão bibliográfica, a pesquisa documental e a aplicação de questionário aos discentes concludentes do 8° e 9° semestre, a fim de perceber as potencialidades adquiridas durante a formação e consequentes carências com relação à avaliação educacional. Justificamos a importância desse trabalho destacando seu ineditismo, visto contribuir para o retorno ao Curso de História da FAEC/UECE, sobre como está a efetividade da formação dos futuros professores na integralização do currículo pelas primeiras turmas. Os resultados destacaram a importância de uma formação sólida dos professores de História, delineada não apenas para a teoria da história, mas também para as práticas e ideias necessárias à ação de ensinar.