HISTORIANDO ATRAVÉS DO HIP HOP NO COTIDIANO DAS AULAS DE HISTÓRIA: CONTRIBUIÇÕES PARA APLICAÇÃO DA LEI Nº 10.639/03 NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

REGIS ALVES PIRES

Co-autores: REGIS ALVES PIRES
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Dialogar em relação às narrativas da população negra no Brasil, têm demarcado reparação para grupos que antes silenciavam suas origens e, ao mesmo tempo buscavam refletir sobre a democracia racial no país. "Saberes transformadores em reivindicações, das quais várias se tornaram políticas de Estado nas primeiras décadas do século XXI" (GOMES, 2018, p. 14), em 2003, foi aprovada a Lei nº 10.639 que torna obrigatória o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas de ensino pública e privada no Brasil, alterando a LDB. Refletir sobre o contexto historiográfico referente à presença da população negra em território brasileiro é necessário ter a compreensão da não participação dessa população nas narrativas da formação histórica, pois, "A História única cria estereótipos, e o problema com os estereótipos não é que seja mentira, mas que são incompletos. Eles fazem com que uma História se torne a única História" (CHIMAMANDA, 2019, p. 26). A solução para reconstruir as narrativas da historiografia não deve se guiar pela atitude individual de professores em determinadas escolas que dialoga com a Lei Nº 10.639/03, por ser militante do Movimento Negro, mas ter o entendimento de que a lei precisa ser aplicada no plano curricular da escola no cotidiano por parte da rede, que é responsável pela educação. Portanto a pesquisa tem como objetivo reunir as fontes relacionadas ao contexto da disciplina de História e contextualizar com métodos e o conceito da Pretagogia sendo aplicada através do Hip Hop, pois escola fortalece laços afetivos, mobiliza pessoas que passam a ser fundamentais para dialogar com uma educação antirracista. Nesse sentido dialogar com a PETIT com a Pretagogia é fundamental para o entendimento do silenciamento da população negra no Brasil. Portanto é nesse contexto que na E.E.B. José Lins de Albuquerque, idealiza o projeto "Historiando através do Hip Hop no cotidiano das aulas de História: contribuições para aplicação da Lei Nº 10.639/03 na educação básica", tendo como referência o Hip Hop, sendo o conceito da Pretagogia e na metodologia das estações de aprendizagem criada por PETIT.