COMO PENSAR TEORIA(S) DA HISTÓRIA NO/PARA OS SERTÕES DE CRATEÚS?

CAIO LUCAS MORAIS PINHEIRO

Co-autores: ALINE DUARTE DA GRAÇA RIZZO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Essa comunicação examina um trabalho em curso que objetiva investigar as reflexões sobre História e Teoria da História no curso de Licenciatura de História da Universidade Estadual do Ceará (UECE), campus da FAEC na cidade de Crateús. O curso de História da FAEC (Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús) foi fundado em 2018 com vistas à formação de professores para atender a demanda de um município-polo situado próximo à divisa entre o Estado do Ceará e do Piauí, compondo a região conhecida como Sertão dos Inhamuns. Esse território notadamente agrícola é marcado pela presença histórica de comunidades indígenas e quilombolas, bem como de trabalhadores rurais. Grande parte dos estudantes do curso de História da FAEC compõem tais grupos e trazem suas experiências e histórias de vida para a sala de aula. À vista disso, como pensar a prática historiadora e a produção do conhecimento histórico a partir do contexto local? Que teorias orientam ou são mobilizadas na construção de discursos críticos sobre o passado/presente/futuro? Como ensinar/produzir coletivamente uma teoria/ou epistemologia da História que faça sentido para a realidade local? Se as teorias da história são, para Zoltán Simon (2019), o que os historiadores fazem dela, para responder tais questões, em primeiro lugar, esta comunicação parte do pressuposto de que a palavra Sertão denota mais que delimitação física e espacial. A partir da compreensão de que o ensino de teoria da história, segundo Albuquerque Júnior (2020), objetiva a produção de uma dada maneira de olhar para as coisas do mundo, o estudo da especificidade dos sertões tende a encaminhar para as alteridades, ultrapassando certa leitura estática e abstrata do próprio conceito de espaço pelos historiadores, desde o século XIX. Isso posto, este trabalho tem por objetivo mapear quais as reflexões sobre História e teoria da História os estudantes do curso de História da FAEC têm realizado no âmbito de suas atividades acadêmicas. Para esse fim, serão apresentados dois mapeamentos: um levantamento das produções de TCC da primeira turma de formandos e um survey que tematiza e questiona como pensar uma teoria da história no/para os Sertões de Crateús.