O COMBATE AO PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO DE GÊNEROS EM SALA DE AULA

FRANCISCA DO SOCORRO VIEIRA DE MIRANDA

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O COMBATE AO PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO DE GÊNEROS EM SALA DE AULA                                             Francisca do Socorro Vieira de Miranda-UESPI                                                              Socorrinhamiran14@gmail.com 
Resumo: Nas últimas décadas o termo desigualdade de gêneros tem invadido os ambientes digitais de informação e comunicação. Toda essa visibilidade midiática se faz necessária, uma vez que, as desigualdades de gêneros ainda se fazem presente em nossa sociedade e engloba um grupo cada vez maior de pessoas, haja vista, a inserção de outras denominações nesse termo. Nesse artigo, nos atemos a questão de gênero feminino/masculino e suas implicações sociais. As questões de gênero que envolvem as relações sociais, são o foco principal deste artigo. O objetivo aqui é discutir e analisar como os espaços formais de ensino trabalham essa temática promovendo ações que visem combater posicionamentos hostis e discriminatórios em relação as diferentes formas de ver e interpretar o mundo, o corpo, o eu. "Apesar de tantas conquistas nos inúmeros campos de conhecimento e da vida social, persistem nichos patriarcais de resistência. Basta que lembremos do salário inferior, da presença desigual de mulheres em cargos de direção, e da ancestral violência".. (DUARTE, 2007, p.133) Com isso, pretendemos desenvolver uma análise social qualitativa com intuito de promover a igualdade de gênero nos ambientes formais de ensino- combatendo discriminações e preconceitos que ocorrem dentro das salas de aula, a fim de sensibilizá-los sobre a importância da igualdade de gênero, da diversidade e do respeito mútuo. Para isso, utilizaremos métodos qualitativos e quantitativos nas escolas analisadas com o intuito de obter as informações pertinentes através de entrevistas e questionários. Como é de nosso conhecimento, esse assunto não tem a devida atenção nos âmbitos escolares e no desenvolvimento de políticas públicas educacionais. Acredita-se que os resultados dessa pesquisa venham a contribuir para uma melhor compreensão de como as relações sociais estão sendo construídas, ou no caso de nosso estudo, descontruídas. O intuito é conscientizar o público-alvo sobre os impactos danosos de atitudes discriminatórias no processo de construção das relações que permeiam o âmbito escolar. Preconceito. Palavras-Chave: Gênero. Discriminação. visibilidade. Equidade 
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