Esse trabalho tem o intuito de abordar a Escrita da História da América nos livros didáticos da coleção Diálogos em Ciências Humanas - Construção da Cidadania, 1º edição, ano 2020. A pesquisa de forma prática pretende desenvolver uma análise crítica do conteúdo dessas produções, e também dos documentos legais e educacionais que orientam suas elaborações, tendo como enfoque o que esses livros trazem a respeito da História da América. Para tal, pretendo seguir algumas reflexões centrais e iniciais: quem produziu os livros? Quais as suas formações na área da História? Já trabalharam no ensino básico? Quem são seus editores? Em que contexto social o livro foi publicado no Brasil? Como temas, processos e sujeitos históricos são construídos nesse material e como são ou não articulados com a História da América? A quem é conveniente as narrativas ora encontradas nesses livros e quais as dificuldades em superá-las? Para discutir essas questões o texto dialoga com autoras/es importantes do Ensino de História, da Escrita da História e da História da América, tais como: Circe Bittencourt (2008); Michel de Certeau (2011); Rusen (2010) dentre outros/as que contribuíram para a investigação da construção dos saberes históricos e seu ensino, incluindo o ensino de História da América, atentas/os às relações que esta estabelece com a formação da consciência histórica das/os estudantes.