O USO DO MUNICÍPIO DE REDENÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA: OBSERVAÇÕES A CERCAS DOS MONUMENTOS E DAS REPRESENTAÇÕES DO NEGRO

ADALBERTO DE FREITAS CARVALHO JUNIOR

Co-autores: ADALBERTO DE FREITAS CARVALHO JUNIOR e VITÓRIA D'AVILA SERAFIM DE BARROS
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O USO DO MUNICÍPIO DE REDENÇÃO NO ENSINO DE  HISTÓRIA: OBSERVAÇÕES A CERCAS DOS MONUMETOS E  DAS REPRESENTAÇÃO DO NEGRO

Resumo: O presente trabalho tem por objetivo observar e analisar monumentos presentes na
esfera urbana da sede do município de Redenção. localizado no interior do estado do Ceará, o
município é reconhecido, popularmente, por ter sido o primeiro a "abolir" a escravidão no país.
Com alto fluxo de visitação, especificamente, de comunidades escolares durante datas políticas
em alusão ao fim do escravismo e a consciência negra, a cidade se torna um espaço urbano
instigante para o ensino de História. O espaço urbano do município é marcado por elementos
que rememoram a abolição da escravidão, deste de nomenclaturas de ruas, praças, avenidas e
monumentos. A fim de compreender e discutir esses marcos no seu espaço para a formação do
imaginário e da consciência histórica dos redencionista, observamos a presença negra, de modo
a problematizar as representações construídas acerca dessa população no município, buscando
ao mesmo tempo ressignificar a narrativa em relação a presença monumentalizada de
escravizados e libertos. Deste modo, observamos e analisamos dois monumentos, ambos de
representação de sujeitos negros, o Painel "Negra nua" e a estátua "escravo Vicente Mulato e
dois museus," sendo um público e um privado, dedicados a memória abolicionista e a
"liberdade". Visto que a formação da consciência histórica se dá por meio da confluência entre
eventos históricos, narrativas, acontecimentos, contos, relações sociais e culturais. Ao fazer o
uso dos espaços, das construções, do município de Redenção no ensino de História
problematizando, como fontes históricas, podemos romper de maneira profissional com as
representações únicas e tradicionais dos sujeitos outrora escravizados.
 Palavras-Chave: Ensino de História; Escravidão; Redenção

Simpósio Temático: ST 01 - ST 09