As olimpíadas científicas escolares são reconhecidas como uma forma importante de incentivar o interesse dos estudantes pelas ciências e pela tecnologia. Na área das Ciências Humanas, a ONHB e a OCHE têm cumprido um papel muito importante, pois além de fortalecerem o ensino de história, elas têm permitido uma aproximação dos estudantes com a investigação e pesquisa cientifica. Além disso, essas olimpíadas possuem também a finalidade de estimular a comunicação, a escrita e uma leitura contextualizada do passado, através das fontes históricas. A pesquisa ora proposta está inserida na área da Didática da História (RÜSEN, 2006) e tem como objetivo investigar o ensino de história e a aprendizagem histórica de estudantes da Educação Básica através de suas experiências na ONHB e na OCHE, entre os anos de 2018 e 2022. Experiências como essas, em que os estudantes possuem uma determinada autonomia investigativa, abandonando o lugar de meros receptores de informações, são bastante propicias para a construção de uma aprendizagem histórica significativa e engajadora para docentes e educandos. Para tal investigação, além da análise documental, foi realizada a aplicação de um questionário para coleta de dados com estudantes, onde podemos concluir que projetos como a ONHB e a OCHE, que estimulam a investigação científica pelos estudantes através do contato destes com as fontes histórica, promovem uma aprendizagem significante e contribuem para a divulgação da história no ambiente escolar.