O presente trabalho descreve uma experiência de Ensino de História a partir do uso de histórias em quadrinhos do Capitão Rapadura para estudantes de uma escola estadual de Ensino Médio na periferia de Fortaleza. O objetivo principal é produzir nos estudantes uma reflexão sobre a cultura nordestina dentro de uma hierarquização produzida pelo sistema capitalista, que condiciona parcelas significativas da população a uma tripla condição periférica: o bairro na cidade, a região no país e a nação no planeta. A partir de uma perspectiva humanista crítico-reflexiva da Educação, faz-se necessário construir com os educandos reflexões acerca do lugar político, social, econômico e cultural no qual estão inseridos para que possam pensar tanto acerca de sua identidade cultural quanto a transformação e superação das narrativas e condições que engendram uma subalternidade cultural. Procuramos desta forma exercer os pressupostos da conscientização, do exercício da cidadania, do combate às desigualdades e da transformação da realidade, balizadas por diversos documentos educacionais como a LDB 9394/96, os PCNs e a BNCC. No que diz respeito à metodologia, o presente trabalho é descritivo, já que narra uma experiência realizada a partir de uma pesquisa-ação em sala de aula. A abordagem utilizada é qualitativa pois predomina a técnica de análise de conteúdo sobre as atividades dos estudantes, sob uma ótica multimodal que considera a escrita e as imagens como textos, para verificar como os educandos produziram reflexões sobre os temas propostos. A partir das produções dos estudantes e de seus relatos, consideramos que a proposta causou a reflexão desejada devido à proximidade dos temas que aparecem nos quadrinhos com a vivência e a cultura dos estudantes, apesar de haver variações de acordo com o interesse e o desenvolvimento intelectual dos indivíduos estudados.