UM OLHAR ATRAVÉS DOS TEMPOS: AVALIANDO O CONTEXTO HISTÓRICO DOS EFEITOS DA INSERÇÃO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

CAMILA RODRIGUES DE ALMEIDA

Co-autores: CAMILA RODRIGUES DE ALMEIDA, ANTONIA HELAINNY DE MIRANDA, ARIANE RIBEIRO SILVA, EMANUELY FERNANDES DE OLIVEIRA, FRANCISCO THIAGO DE SOUSA LOPES, TEREZINHA MELO DE OLIVEIRA , YVILLA REBECA VERAS FARIAS e LUCAS MELGAÇO DA SILVA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

A tecnologia moderna vem promovendo acesso, colaboração e igualdade de oportunidades, embora desafios persistentes, especialmente no âmbito educacional, a partir da observação de fragilidades na promoção de acesso equitativo aos alunos e inadequada e ineficiente formação aos professores. Logo, no decurso da história da tecnologia na educação, percebe-se lenta evolução de abordagens para a personalização do ensino, inclusive no que concerne a inclusão de pessoas com deficiência e necessidades educacionais especiais. Sabendo disso, urge a necessidade de avaliar os avanços do uso da tecnologia na educação especial e inclusiva através do tempo. Considerando essa problemática, o objetivo desse estudo se delineia a partir da discussão de como ela vem sendo implementada para a garantia da aprendizagem e do desenvolvimento da pessoa com deficiência e/ou necessidade educacionais especiais na educação. Para alcançar o objetivo delimitado, a método da pesquisa considerou a abordagem qualitativa, utilizando com meios de coleta de dados a revisão bibliográfica, em autores que ao longo do tempo vem desenvolvendo estudos sobre essa temática. Ainda, foi considerada também a pesquisa documental, a fim de identificar dispositivos legais voltados ao contexto em debate. Como marco de observação foi considerada a Lei 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), uma vez que, desde sua implementação, houve consideráveis mudanças nas abordagens até então utilizadas no contexto inclusivo educacional, o que possibilitou maior integração das tecnologias assistivas nas escolas regulares e no contexto de formação docente. Por fim, do desenvolvimento de recursos adaptativos até a integração de ferramentas assistivas e recursos digitais nas salas de aula, a tecnologia tem desempenhado fundamental papel na criação de ambiente educacionais mais inclusivos e equitativos, no entanto, ainda carece de maior facilidade de acesso e efetiva formação docente.