Busca-se com este artigo analisar a maneira pela qual foram aplicadas metodologias de ensino em turmas de segundos e terceiros anos da Escola de Ensino Médio em tempo integral João Alves Moreira, localizada na zona rural de Aracoiaba no Estado do Ceará. Ao recorrerem à produção de pesquisa científica sobre temas relacionados às realidades histórico-sociais de suas comunidades, os estudantes desenvolveram pensamento crítico e contribuíram para a produção de historiografia na disciplina Eletiva de Ciências Humanas com temática História Local. Apesar dos diversos desafios, como a pouca disponibilidade tanto de livros sobre a historiografia da região, quanto de materiais didáticos para o ensino esta disciplina, os jovens estudantes foram orientados a realizar pesquisa de campo, buscando fontes documentais primárias e por meio de análise delas e da posterior escrita em caderno de campo a historiografia fosse produzida. Os estudantes pesquisadores, orientados pelo professor da disciplina, compilaram documentos dos arquivos públicos e privados e analisaram fontes imagéticas, orais e escritas, realizando investigação sobre eventos que historicamente seus próprios familiares participaram de forma ativa. Conceitos foram trabalhados para fundamentação de investigação histórica, aprendizagem sobre análise de fontes e para preparação para apresentação de trabalhos dentro e fora do ambiente escolar, como a Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), Olimpíada de Ciências Humanas do Estado do Ceará (OCHE) e Ceará Científico. Nesses eventos os jovens estudantes de História Local da escola João Alves Moreira obtiveram resultados significativos, não só identificados no recebimento de medalhas de ouro e prata, mas na formação de consciência histórica. Partindo de diálogos e práticas dos próprios estudantes na produção de materiais didáticos escritos e audiovisuais foi observado que o ensino de História Local deve ser lugar para o ensino de história que tenha sentido dentro das realidades de comunidades atendidas pela escola e de caráter contra-hegemônico.