REPENSANDO AS PRÁTICAS: UMA EXPERIÊNCIA COM OS ALUNOS DO 6° ANO DA ESCOLA ESTADUAL TEÓFILO RÊGO

PEDRO CAROLINO DA SILVA NETO

Co-autores: JESSICA MARIA DA SILVA BENTO, JORGE ALEXANDRE MAIA DE OLIVEIRA e MARIA ELINEUDA RODRIGUES DIAS
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

 

 

REPENSANDO AS PRÁTICAS: UMA EXPERIÊNCIA COM OS ALUNOS DO 6° ANO DA ESCOLA ESTADUAL TEÓFILO RÊGO

Pedro Carolino da Silva Neto

E-mail: Pedri.nho.carolino@hotmail.com

Curso de Educação Fisica- UERN/ CAMEAM

 

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte , campus de Pau dos Ferros-RN, conta com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID e, dentre os subprojetos que desenvolve, há o de Educação Física. Nele várias ações são desenvolvidas em três escolas diferentes localizadas na referida cidade. Dentre essas ações, será apresentada nesse trabalho, uma intervenção que aconteceu na Escola Estadual Teófilo Rêgo, em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental, no primeiro bimestre do ano de 2015. Nesta turma atuam, juntamente com o professor supervisor, três bolsistas do PIBID. Após planejamento prévio, desenvolveu-se um projeto com enfoque no conteúdo habilidades motoras. A escolha dessa faceta deveu-se porque a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades motoras, através da realização de práticas motoras, são essenciais para o desenvolvimento da criança e, consequentemente, contribuindo para uma melhor qualidade de vida. Todavia, a abordagem realizada não se limitou a mera realização de gestos motores. No trato com os conhecimentos referentes a essa temática procurou-se, frequentemente, associar com o cotidiano e com a vida dos alunos, a fim de que fosse encontrado sentido e, por conseguinte, houvesse um maior interesse dos mesmos. O projeto teve duração de quatro semanas, implementado em duas aulas semanais. O desenvolvimento ocorreu primeiramente com uma explanação do tema, onde procuramos instigar a participação dos alunos, levantando opiniões e experiências. Em seguida várias atividades práticas foram realizadas para o desenvolvimento das habilidades motoras (correr, pular, arremessar, chutar). Também foi proposto que os alunos fizessem pesquisas sobre o tema para que pudessem se aprofundar e conhecer novas referências, para além das propostas pelo professor e bolsistas. A ampliação dos referencias é essencial para o desenvolvimento da autonomia, conforme destacaram Hess (2004) e Câmara (2015). Procurou-se trabalhar de uma forma mais sensível, considerando a condição humana do aluno, procurando conhece-los melhor, bem como suas dificuldades e problemas que pudessem ser relevantes para sua formação. Faz necessário o ensino da condição humana, mas sem esquecer que esse é um processo interminável de autoconhecimento e aprendizagem (BATOLLOSO, 2010). Tal experiência nos permitiu conhecer melhor a turma, o que um aspecto muito importante, visto que conhecer o outro é uma forma de melhor interagir com ele. Também é de se ressaltar que a necessidade de superar as práticas tradicionais, visto que a simples organização estratégico-metodológica realizada e apresentado aqui, possibilitou uma maior participação do aluno, que se mostrou mais motivado, consequentemente, "aberto" a uma aprendizagem contextualizada e que vai além do aprender a reproduzir.

Palavras-chave: Pratica pedagógica. Aprendizagem. Condição humana.

 

REFERÊNCIAS

BATALLOSO, J. M. Educação e condição humana. In: MORAES, M. C. e ALMEIDA, M. da C. de. Os sete saberes necessários a Educação do presente. Fortaleza: WAK, 2010.

CÂMARA, H. C. Educação física na escola: in(corpo)rando um olhar plural e Complexo. Mossoró, 2014. Dissertação de mestrado - UERN.

HESS, Remi. A teoria dos momentos contada aos estudantes. Educação e linguagem. São Bernardo do Campo: UMESP, v. 1, n. 1, p. 26-44, 2004..

 Coautores: Jessica Maria da Silva Bento, E-mail: Jessicambento@hotmail.com, Jorge Alexandre Maia de Oliveira, E-mail: Jorge_alexandre16@hotmail.com, Maria Elineuda Rodrigues Dias, E-mail: Neudinha30@hotmail.com