O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO PROGRAMA INTERINSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

CÍCERA NAYLA CLEIDIANA DOS SANTOS

Co-autores: LUZIA EIDLA ARAÚJO SOUSA, LUDIMILA SILVA DO NASCIMENTO e SAMARA MENDES DE SOUSA
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

 

Esse estudo tratou da relação entre a aprendizagem e sua aplicação no Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à Docência em Educação Física a partir das três concepções que encaminham a um direcionamento de como o ser humano aprende: Inatista, Ambientalista e Interacionista. Nessa perspectiva de estudo, refletiu se o referido programa conseguiu desenvolver uma interdisciplinaridade de conteúdos, levando o discente a construir um repertório de atividades pedagógicas que proporcionasse qualidade no processo da aprendizagem em Educação Física. O objetivo geral foi investigar como acontecia o processo de aprendizagem no referido programa. O problema surgiu da seguinte indagação: Como acontece o processo de aprendizagem no PIBID na referida área de conhecimento? A escolha por essa temática deveu-se ao fato da autora ser bolsista do programa e estar engajada em um núcleo de estudos na universidade que trabalha com a aprendizagem humana. Os procedimentos metodológicos seguiram uma pesquisa exploratória composta de três etapas: Estudo teórico sobre o que é o Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à Docência em Educação Física. Compreensão das concepções de aprendizagem. Experiências da autora no referido programa. Os dados foram analisados por meio do método indutivo. Como resultados, a pesquisa demonstrou que o PIBID provoca impactos significativos e motivadores na construção da aprendizagem, mas que pode ampliar seu trato no que diz respeito à interdisciplinaridade, embora já evidente. Por outro lado, a perspectiva desenvolvida em todo o processo não consegue dar conta completamente de uma aprendizagem concreta e comprometida com a qualidade do que fora determinado.