O LÚDICO NA ESCOLA
Introdução
A ludicidade é um instrumento de forte potencial, que deve ser utilizado em qualquer etapa do desenvolvimento infantil. A infância é muito importante, pois é nesta fase que a criança tem a oportunidade de descobrir e vivenciar o mundo a sua volta, o lúdico permite essa vivência e contribui significantemente para que a criança conheça e descubra o valor do brincar, participando de atividades que lhe desperte não só o interesse, mas também a criatividade. Através das práticas recreativas é possível contribuir para que a criança possa refletir sobre valores, diferenças e respeito, possibilitando assim que ela conheça seus limites e que dentro destes possa atingir o seu desenvolvimento afetivo, social e cognitivo de maneira adequada. Diante do que foi discutido acima, surgiu o problema de investigar: até que ponto as atividades lúdicas pode influenciar no desenvolvimento das crianças? Este estudo tem como objetivo analisar a percepção dos professores sobre a função do lúdico para o desenvolvimento infantil, no processo de ensino aprendizagem nas escolas do município de Portalegre/RN. Tendo como objetivos específicos: verificar quais conteúdos lúdicos são trabalhados nas escolas; identificar as possibilidades de acontecimento do lúdico enquanto proposta pedagógica no ensino infantil; analisar a compreensão dos professores sobre o lúdico e a importância desse aspecto na infância e no processo de aprendizagem. O estudo teve como base a pesquisa descritiva e qualitativa. A pesquisa foi realizada com os professores da Educação Infantil da cidade de Portalegre-RN, em que utilizou como amostra sete escolas do município sendo, uma na zona urbana, e as demais na zona rural. O instrumento utilizado para a coleta das informações constituiu uma entrevista semi estruturada voltado para o estudo com perguntas abertas, direcionadas para os objetivos da pesquisa. Conforme foi ressaltado pelos docentes durante a entrevista a ludicidade é uma forma da criança poder aprender a ter contato com outras crianças e através disso compreender melhor as pessoas e coisas que fazem parte do seu convívio social e familiar. Os professores ressaltaram que o trabalho com o lúdico é significante porque contribui para que a criança desenvolva sua criatividade, imaginação, fantasia e a interação com os outros, além de possibilitar que a criança desde cedo possa vivenciar atividades de caráter natural dela, auxiliando no processo de desenvolvimento e linguagem oral mais rápida.
A ludicidade tem conquistado um novo espaço no panorama da educação infantil, mas muitas vezes esse trabalho encontra obstáculos para que seja realmente concretizado, a falta de espaço físico e materiais adequados para atender a faixa etária das crianças são alguns obstáculos encontrados na maioria das escolas o que acaba dificultando o trabalho com este tipo de atividade, por isso é necessário que sejam visualizadas novas metas para que assim as escolas possam disponibilizar de recursos adequados para atender as necessidades dos alunos.
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