INFLUÊNCIA DA CAPOEIRA NO DESENVOLVIMENTO DO FATOR NOÇÃO DE CORPO EM CRIANÇAS PARTICIPANTES DO PROJETO CAPOEIRA E EDUCAÇÃO.

HYVNNA RIBEIRO GOMES DE BRITO

Co-autores: ANTONIO JESSÉ SOUSA ANDRADE e PROF. DR. ANDREYSON CALIXTO DE BRITO
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

 

 INFLUÊNCIA DA CAPOEIRA NO DESENVOLVIMENTO DO FATOR NOÇÃO DE CORPO EM CRIANÇAS PARTICIPANTES DO PROJETO CAPOEIRA E EDUCAÇÃO.

 

ANTONIO JESSÉ SOUSA ANDRADE

HYVNNA RIBEIRO GOMES DE BRITO

PROF. DR. ANDREYSON CALIXTO DE BRITO

 

O desenvolvimento psicomotor é caracterizado por um processo progressivo e continuo. Ferreira Neto (1995) diz que a criança apresenta muita necessidade de movimentar-se, pois da qualidade do seu comportamento motor vai depender o seu desenvolvimento. Assim os aspectos do desenvolvimento motor até uma idade mais avançada não devem ser descuidados, mas sim estimulados. Na prática da capoeira as pessoas são conduzidas a um contato direto com o movimento. A execução das atividades da capoeira potencializa aspectos básicos da motricidade humana (PAULA e CAMPOS 2006). Para Medeiros e Silva (2004), o trabalho com a capoeira oferece benefícios importantes no desenvolvimento motor. Este estudo teve como objetivo identificar a influência da pratica da capoeira no desenvolvimento do fator noção de corpo em crianças participantes do projeto Capoeira e Educação.  A amostra foi composta por 18 crianças em idade de 6 a 12 anos, de ambos os sexos, participantes do projeto de extensão do IFCE - Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Ceará. As crianças foram submetidas a duas aulas de capoeira semanais com duração de 50 minutos cada ao longo de três meses. No inicio e ao final do projeto foram realizados os testes de noção de corpo segundo a Bateria Psicomotora (BPM) de Vitor da Fonseca (1995). O fator noção de corpo é avaliado através de cinco subfatores que são: sentido sinestésico; reconhecimento de direita e esquerda; autoimagem da face; imitação de gestos e desenho do corpo. Todos estes subfatores são avaliados segundo uma cotação numérica que vai de 1 a 4, e através dessa cotação, serão definidos os níveis de Hiperpraxia, Eupraxia, Dispraxia e Apraxia. Os resultados obtidos no pré-teste foram comparados aos resultados do pós-teste. Os principais resultados encontrados quando comparamos o pré-teste com o pós-teste mostram que nenhum dos indivíduos da amostra alcançou a classificação de hiperpraxia. Já para eupraxia observamos 11% no pré-teste e 33% no pós-teste, apresentando assim, ganho percentual de 22%. No pré-teste 50% dos indivíduos foram classificados como dispráxicos, enquanto no pós-teste subiu para 61% da amostra total, com isso, há uma superioridade percentual de 11%. Quanto ao perfil apráxico, pudemos observar uma redução de 38% no pré-teste para 6% no pós-teste, uma redução percentual de 32% em relação ao pré-teste, mostrando assim uma melhoria do perfil psicomotor desses indivíduos. Observamos neste estudo que a pontuação obtida no pós-teste foi percentualmente superior em relação ao pré-teste para o fator psicomotor avaliado, demonstrando que a capoeira trazer consideráveis contribuições para a construção do esquema corporal de crianças.

Palavras Chave: Capoeira; Psicomotricidade; Noção de Corpo.

REFERÊNCIAS

FERREIRA NETO, C. A. Motricidade e o jogo na infância. Rio de Janeiro: Sprint, 1995.

FONSECA, V. Manual de Observação psicomotora: significação psiconeurológica dos fatores psicomotores. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

MEDEIROS, J. S. e SILVA, A. P. A capoeira para portadores de barreiras de aprendizagem no contexto da Educação Física escolar. In: Encontro Fluminense De Educação Física Escolar, 2004, Niterói. Anais. Niterói: Universidade Federal Fluminense, p. 4-6. 2004.

PAULA, L. C. e CAMPOS L. A. S. A capoeira na interação com a educação física escolar na promoção do crescimento e desenvolvimento infantil além do aspecto motor. Coleção Pesquisa em Educação Física. Judiai, SP: Fontoura Editora, 2006.