INTRODUÇÃO: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Regional do Cariri tem como principal objetivo fazer com que os acadêmicos materializem a prática pedagógica dos esportes no seu contexto lúdico e técnico, construindo em seus bolsistas a autonomia necessária para a futura atuação docente. OBJETIVO: O presente trabalho tem como objetivo verificar a pratica de esportes não tradicionais, em uma escola contemplada pelo subprojeto PIBID/Educação Física no município de Crato - CE. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, onde as atividades realizadas com alunos da referida escola se deram no período de março até maio do ano de 2015. O Tchoukball e os Jogos de Oposição são praticas que foram escolhidas pelo fato de serem desconhecidas pelos alunos do subprojeto, motivo o qual ocasionou na presença de um número significativamente alto de alunos nesse retorno de atividades. RESULTADOS: A realização dos Jogos de Oposição ocasionou na discussão sobre o saber dos alunos, pois o déficit de conhecimento a respeito da mesma era notório. No geral os Jogos de Oposição são atividades por disputa de espaço, proteção de objetos, dentre outros. Nessa modalidade a questão dos materiais não atrapalhou tanto, apesar de que a necessidade de um tatame, por exemplo, se fez presente, mas não foi empecilho para a realização das praticas. A aplicação da modalidade se deu de forma rápida, em relação à outra, o fato de não ter sido bem aceita ocasionou em uma queda no número de alunos em relação ao inicio do programa na escola. O Tchoukball segunda modalidade a ser trabalhada se configurou numa pratica atrativa para os alunos, por ser uma atividade relativamente nova para eles, pela sua forma dinâmica de jogar e com elementos que procura desenvolver suas capacidades cognitivas, de raciocínio e agilidade. Iniciaram-se as aulas desta modalidade com a apresentação do histórico e atividades que visavam o aprimoramento dos fundamentos. Posteriormente, realizaram-se jogos pré-desportivos e jogos coletivos, as regras foram incluídas de forma gradativa para que os alunos se sentissem atraídos pela prática. CONCLUSÃO: Conclui-se que a maior dificuldade encontrada na aplicação das praticas se deu pela utilização na maioria das vezes de forma única e exclusiva dos esportes tradicionais como conteúdo nas aulas de Educação Física. Fato esse que contribui cada vez mais para o desmerecimento desta disciplina e de seus demais conteúdos. Essa exarcebação favoreceu para o não êxito de uma das praticas realizadas na referida escola, porem fator este compensado com o Tchoukball, modalidade esportiva bem aceita pelos alunos. Portanto, nos cabe repensar nossa relação com a pluralidade de conteúdos existentes nesta área de conhecimento e a efetivação da prática pedagógica.
REFERÊNCIAS
METODOLOGIA, DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Coletivo de autores. 1992
Programa institucional de bolsas de iniciação a docência - PIBID. Edital 11/2012