A EDUCAÇÃO FISICA E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC’S) NO CONTEXTO EDUCACIONAL

MARIA PETRILIA ROCHA FERNANDES

Co-autores: MARIA PETRÍLIA ROCHA FERNANDES, LUIZ TORRES RAPOSO NETO e HERALDO SIMÕES FERREIRA
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

 

Introdução: Nas últimas décadas inovações tecnológicas digitais veem sendo produzidas pela nossa sociedade cada vez mais caracterizada pela era digital. Segundo Pires et al (2008) integrar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC's) nos processos educacionais, desenvolvendo sua apropriação e produção crítica e criativa, tem sido considerado condição de cidadania e direito das pessoas. Na Educação Física a tecnologias de informação e comunicação podem colaborar com o processo de ensino-aprendizagem, a partir da interação dos alunos com o mundo virtual. Em Sobral, Ceará, existe um projeto denominado Educação Física e as TIC's no contexto educacional que possui o objetivo de promover a utilização das TIC's pelos alunos e pelos professores, valorizando a utilização do Laboratório Educacional de Informática. Objetivo: Analisar como as TIC's podem colaborar com o processo de ensino-aprendizagem na Educação Física escolar. Metodologia: Pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, a partir de um Relato de Experiência. Estabeleceu-se como área de estudo uma escola de ensino médio da rede estadual de ensino de Sobral-CE, e como lócus para a realização do projeto o Laboratório Educacional de Informática da referida escola. A pesquisa ocorreu com os alunos da turma de 3º ano, turno da tarde. A coleta de dados foi realizada por meio de rodas de conversa e pela construção coletiva de um blog com o tema Educação Física, Saúde e Escola. Resultados: O projeto promoveu a mudança de comportamentos dos alunos acerca da utilização das TIC's no contexto educacional, reconhecendo a importância desta nos processos de ensino-aprendizagem na Educação Física. A construção do blog se deu de através de oficinas pedagógicas ministradas pela professora de Educação Física. Conclusão: Conclui-se que as tecnologias digitais podem ser consideradas um dos recursos possíveis para o desenvolvimento dessa nova metodologia educacional, transformadora e atual. Sendo imprescindível, por parte dos futuros professores da educação física, uma reflexão sobre o papel que essas tecnologias digitais ocupam na educação contemporânea.

Palavras- chave: Educação Física. Escola. Tecnologias da Informação. Comunicação.

 

REFERENCIAS

KENSKI, V. M. Educação e tecnologia: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.

PIRES, G. L. et al. Educação Física, Mídia e Tecnologias - Incursões, Pesquisa e Perspectivas. In Revista Kinesis. V. 30. p. 55-79. 2012.