INTRODUÇÃO: A Educação Física Escolar (EFE) tem um papel fundamental dentro de projetos sociais pelo Brasil, em especial no G.A.E: Grupo de Atendimento Emergencial no qual está vinculada desde 2012, contribuindo para o desenvolvimento pleno dos alunos, com o estímulo adoção de hábitos saudáveis, por meio de exercícios físicos e esportivos. OBJETIVOS: Relatar a experiência vivenciada como Professor de Educação Física no projeto social G.A.E e a metodologia de ensino aplicada. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência realizado no projeto que funciona no canindezinho, mais precisamente na EEFM Senador Osires Pontes, localizada no bairro Canindezinho, no período de 2012 à 2015. RESULTADOS E DISCUSSÕES: O Grupo de Atendimento Emergencial teve sua fundação no ano de 2008 com a finalidade de proporcionar cultura, prática de exercícios físicos e esportivos, ensinamentos sobre disciplina, postura e compostura, liderença e hierarquia, por meio de aulas diferenciadas dentro da escola e em eventos externos como jornadas, acampamentos e visitas culturais. A EFE dentro do contexto do agrupamento desempenha uma importante missão, que é a de concientizar as crianças e adolescentes de 10 à 17 anos, público alvo do projeto, para a adoção de uma vida mais ativa, uma alimentação mais natural e com menos ricos a saúde, entendimentos sobre o próprio corpo e suas relações com o outro durante as atividades. A metodologia de ensino da EFE no projeto acontece através de aulas práticas no final de semana, sábados e domingos no período da tarde com duração média de duas horas/aula, abordando uma diversidade de conteúdos como os esportes, jogos e brincadeiras adaptadas, as lutas, as atividades rítmicas e expressivas, ginásticas, conhecimentos sobre o corpo, nutrição e alimentação saudável, aspectos básicos da fisiologia e anatomia durante a prática, asssim também como existe momentos teóricos de aula que acontecem no laboratório de informática, sala de aula ou mesmo durante a aula prática na quadra e demais espaços da escola, no qual são abordados assuntos como a importância do exercício para a saúde, alimentação, orientação sobre atividades físicas realizadas fora do contexto do grupo e a influência da mídia no esporte, entre outros. CONCLUSÃO: Desmistificar e ampliar o entendimento dos alunos sobre a EFE faz parte da missão do projeto, o que a algum tempo percebemos que vem sendo alcançado, por esse motivo compor a equipe de Professores/Instrutores do projeto social G.A.E é uma experiência bastante positiva e recompensadora, pois apesar de não receber remuneração alguma, percebo o quanto a Educação Física pode ajudar na formação cidadã de dezenas de crianças e adolescentes.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CORREIA, M. M. Projetos sociais em Educação Física, esporte e lazer: reflexões e considerações para uma gestão socialmente comprometida. Arquivos em Movimento, Rio de Janeiro, v.4, n.1, janeiro/junho, 2008.
MELLO, A. S. et al. Intervenção da Educação Física em projetos sociais: Uma experiência de cidadania e esporte em Vila Velha (ES). Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 31, n. 1, p. 75-91, setembro 2009.
PENA, B. G. et al. Atividades físicas com crianças e adolescentes: Percepção de professores de Educação Física em projetos esportivos sociais. Salusvita, Bauru, v. 30, n. 3, p. 133-148, 2011.