TRATANDO OS ESPORTES ADAPTADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II NA ESCOLA ESTADUAL TEÓFILO RÊGO
Fernanda Andrade Silva[1]
Carlos Augusto da Silva[2]
Jorge Alexandre Maia de Oliveira[3]
RESUMO
O esporte é um dos grandes fenômenos que se apresentam no século XXI, visto que este vem adquirindo cada vez mais espaço em nossa sociedade, principalmente se olharmos para o esporte performance, frequentemente presente em revistas, jornais, mídias televisivas. É considerado, inclusive, fenômeno de grande relevância social, estando ligado ao processo histórico-cultural, refletindo a consciência coletiva dos povos que nele se integram e aliando saúde à alegria, seriedade à brincadeira, facilidade à dificuldade, passividade à atividade (TUBINO apud SOUSA, 2008). Considerando sua importância, propomos, a partir do PIBID, a abordagem desse conteúdo com os alunos do 9º ano da Escola Estadual Teófilo Rego, na cidade de Pau dos Ferros-RN, mais especificamente o tema dos "Esportes Adaptados". O objetivo foi ampliar os olhares dos alunos em relação a si mesmo e ao outro, possibilitando assim, o fortalecimento do respeito às diferenças. Para o alcance dessa meta, realizamos instigamos reflexões a partir de textos, vídeos e práticas motoras que induzissem a ponderar sobre a temática apresentada, como o câmbio e vôlei sentado, o futebol em pares e a caminhada guiada, o basquete sentado e outros. Estimulamos a realização de pesquisas sobre o tema, as quais foram apresentadas pelos alunos em forma de seminário. Utilizamos vídeos que mostravam histórias de superação e prática de esportes adaptados, bem como levantou-se dificuldades em relação aos patrocínios e ao envolvimento da mídia nessa prática. Os resultados obtidos permitiram o despertar, através do trato com o esporte, de um lado mais humano dos alunos, que passaram a ver de forma diferente estes esportes, agora para todos, independente dos limites, visto que, ao se colocarem no lugar do outro, passaram a enxergar as dificuldades que estes enfrentam. Abordar e vivenciar os esportes são de fundamental importância no âmbito escolar, principalmente se o foco superar a mera prática pela prática. Essa importância é ratificada por Costa (apud ITANI, ARAÚJO & ALMEIDA, 2004), pois permite aos seus praticantes adquirirem uma identidade social, um sentimento e o compromisso com o grupo, que permite desenvolver um grande grau de amizade com outros participantes, estabelecendo uma relação de companheirismo e desenvolvendo comportamentos afetivos.
Palavras-Chave: Esporte. Esporte adaptado. Auteridade.
REFERÊNCIAS
ITANI, D. E.; ARAÚJO, P. F. de. & ALMEIDA, J. J. G. de. Esporte Adaptado construído a partir das possibilidades: Handebol Adaptado. Revista Digital - Buenos Aires - Ano 10 - N° 72 - Maio de 2004. Disponível em: < http://www.efdeportes.com/efd72/handebol.htm>. Acesso em: Outubro de 2015.
SOUSA, J. C. de. A Representação Social sobre o Esporte segundo os alunos do Ensino Médio na UNED - Floriano, 2008. Disponível em: <http://www.ufpi.br/subsiteFiles/def/arquivos/files/A%20REPRESENTAO%20SOCIAL%20SOBRE%20O%20ESPORTE%20SEGUNDO%20OS%20ALUNOS%20DO%20ENSINO%20MDIO%20NA%20UNED%20-%20FLORIANO.pdf>. Acesso em: Outubro de 2015.
[1] Graduanda em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência -PIBID
E-mail: ferdnanda_silva@hotmail.com
[2] Graduando em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência -PIBID
E-mail: carlosedfisica2013@gmail.com
[3] Graduado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN
Professor na Escola Estadual Teófilo Rêgo
Professor Supervisor do PIBID na Escola Estadual Teófilo Rêgo
E-mail: Jorge_alexandre16@hotmail.com