UM RELATO DE EXPERIENCIA: DOCENCIA NO ENSINO MÉDIO

CICERA CRISTINA SOUSA SOBREIRA

Co-autores: CÍCERA CRISTINA SOUSA SOBREIRA, FRANCISCA IÊDA BRASIL SILVESTRE NETA, MARIA LUSELMA DE SOUSA, JESSICA KEILANE MOREIRA DO NASCIMENTO, MARIA DÁURIA ALVES INACIO , ANA CRISTINA LINARD MACÊDO, ARIZA MARIA ROCHA e LUZIA EIDLA ARAÚJO SOUSA
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

INTRODUÇÃO: O presente artigo traz um relato da experiência adquirida na disciplina de estagio supervisionado IV do curso de Educação Física Da Universidade Regional do Cariri -URCA - campus Crato - CE, que busca conhecer a realidade do âmbito escola, para o desempenho e aperfeiçoamento de futuros docentes e atuantes na área, tendo embasamento do funcionamento Escolar, como também da regência no ensino médio. Esse estudo Justifica-se, pelas experiências adquiridas em estágios anteriores, onde foram identificados alguns fatores que demostraram a ausência de domino em sala de aula em relação aos estagiários. O domínio de sala é uma das principais dificuldades encontradas pelos docentes na sua rotina de trabalho. Para uma melhor compreensão do assunto faz-se necessário abranger outros aspectos que muitas vezes não são levados em consideração, sendo eles psicológicos pedagógicos e sociais. Tendo como objetivo relatar as dificuldades encontradas pelos estagiários em relação ao domínio de sala. METODOLOGIA: Este estudo trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico e qualitativo, caracterizada como pesquisa de campo a partir da observação e participação no âmbito escolar através da disciplina de Estagio Supervisionado IV. RESULTADOS: Supõe-se que as causas que levam os alunos ao mau comportamento dentro da sala de aula são, em sua maioria, causadas por fatores externos, por algum problema familiar ou em sua comunidade. Não se pode esquecer que antes do aluno adentrar na escola, ele trás consigo uma bagagem de conhecimentos e experiências provindas da sua realidade. A escola e o professor juntamente podem trabalhar com seus alunos indisciplinados de uma forma que possa contribuir para sua melhora. CONCLUSÕES: Diante do exposto pode-se perceber que um dos fatores para a ineficiência no domínio de sala é a indisciplina dos alunos que se mantém dispersos prejudicando o andamento da aula. Com essa experiência teve-se a oportunidade de conhecer o ambiente escolar, relacionado aos alunos do ensino médio, sendo possível a aquisição de conhecimentos a respeito de um ambiente no qual nenhuma das autoras havia trabalhado antes. As dificuldades relatadas foram superadas por parte das estagiarias, além disso, a ajuda da professora colaboradora da instituição no qual se realizou a prática de estágio foi indispensável. Assim, foi possível a conclusão dessa etapa que se deu de forma satisfatório e foi concluída no tempo estimulado.