Introdução: A agressividade na escola é uma preocupação constante percebida pelos docentes e discentes. Os meios de comunicação, principalmente, o audiovisual, constantemente, retratam acontecimentos violentos protagonizados por alunos nas escolas, desde pequenas ofensas, até condutas de violência física. Sabe-se que o ambiente escolar é onde a criança permanece por grande período do dia, assim torna-se indispensável a atenção dos educadores quanto a alternativas no sentido de modificar o comportamento social destas crianças.O Voleibol praticado no âmbito escolar é uma modalidade esportiva de caráter lúdico que promove grandes oportunidades aos alunos em seus aspectos físicos, afetivos, sociais e culturais. Objetivo: Desta forma, este estudo objetiva propor mecanismos pedagógicos através do voleibol, a partir do projeto Esporte e Cidadania no contexto escolar para amenizar a agressividade dos alunos em uma escola da rede pública de ensino do município de Horizonte-CE. Metodologia: O estudo proposto consiste em um método descritivo de natureza qualitativa, a partir de um relato de experiência, com a utilização de diários de anotações das ações desenvolvidas no projeto. Semanalmente ocorre o planejamento das ações voltado para uma perspectiva educacional e esportiva. São promovidas atividades de aspectos sócio-educativos na prática do voleibol em na busca de resgatar valores humanos como: amizade, cooperação, solidariedade e respeito. As aulas são realizadas em três dias da semana, nos turnos manhã e tarde, no ginásio poliesportivo da cidade. Resultados e Discussões: Foi possível constatar que parte dos alunos reside em áreas, onde não possuem espaços de lazer, recreação, esporte, além da ocorrência de frequentes atos de violência e agressividade, e em seus laços de amizade vivem acompanhados por pessoas que usufruem de algum tipo de droga. Os alunos destacam que as famílias não estabelecem diálogos sobre respeito, amizade, cooperação, e isso se torna um fator negativo para os mesmos. A partir do projeto os alunos destacam satisfação com a proposta das atividades, e afirmam que com a prática do voleibol, mudanças ocorreram no que diz respeito à agressividade na escola, pois se estabeleceu vínculo entre os participantes, novas amizades, melhora nas condutas uns com os outros, espaços de diálogos, lazer, recreação. Conclusão: Conclui-se que a prática do voleibol contribui com a diminuição da agressividade na escola a partir da construção de regras, normas e atitudes positivas, ampliando as oportunidades do desenvolvimento psicomotor, cognitivo e sócio-afetivo, formando cidadãos críticos, participativos e cientes de seu papel na sociedade. É importante que a escola não se omita perante os casos de agressividade em seus alunos, não deixem para as ruas as soluções, mas criem propostas de ação que vislumbrem boas praticas educativas dos alunos.
Palavras-chave: Esporte. Cidadania. Agressividade.
REFERÊNCIAS
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei nº 9394, 20 de Dezembro de 1996 Brasília, ministério da educação, 1996.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO, Secretaria de Educação Fundamental, Parâmetros Curriculares Nacionais. Vol. 7. Brasília: MEC/SEF, 1997.