RESUMO
Nos últimos anos, tem-se percebido um grande avanço na Educação Física no contexto educacional, aliados a este processo constatam-se avanços na legislação, na prática pedagógica dos professores, na formação dos professores. No trajeto histórico da Educação Física escolar se observa uma significativa mudança de status em relação a sua inserção e seu fazer pedagógico na escola, em que transita da condição de mera atividade extraclasse a componente curricular, como bem expressa a Lei n° 9394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB). A partir desse contexto, e diante das experiências vivenciadas no município de Horizonte dentro de uma escola pública, entendeu a importância desse relato de experiência reabrir reflexões a respeito dos professores de Educação Física e o seu fazer pedagógico. Este estudo consiste em um relato de experiência. No início de 2009 foi organizado um grupo de trabalho (GT) na secretaria de educação do município de Horizonte, que tinha como objetivo principal, organizar a educação física escolar no município e fazer reflexões relacionadas ao seu fazer pedagógico, nos encontros aconteceram troca de experiências entre os professores, análises e reflexões e surgiu a ideia do desenvolvimento através do potencial dos mesmos para um trabalho coletivo com o intuito de fortalecer ações pedagógicas na escola, com a elaboração e organização curricular para o município de Horizonte e formações continuadas para dar subsídio a sua prática pedagógica, já que na época era um grupo que não tinham formações continuadas. Após as observações percebeu-se nas escolas professores com diferentes visões, em algumas com uma visão tecnicista, esportivizada em outra biologicista e uma mistura indefinida que dificultou o processo de elaboração da proposta curricular. Dentro dessa perspectiva, vislumbrou-se uma formação que teve como objetivo principal a construção do currículo de educação física com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's, 1998). Logo em seguida, a proposta construída, finalizada e apresentada aos professores iniciou-se um processo de resistência por parte de alguns com relação aos conteúdos que eles mesmos tinham construído. Assim, com encontros continuados, foi exposta aos professores através de uma conduta bastante reflexiva e crítica, a discussão das múltiplas faces da proposta feita, questionando suas intenções enquanto proposta pedagógica, e a possibilidade de adaptações à realidade das escolas, como das comunidades onde as mesmas estavam inseridas que foram construídas. Portanto, considera-se fundamental a necessidade de formações continuadas na perspectiva da prática pedagógica dos professores de Educação Física. Assim, entendemos e direcionamos a assunção do professor de educação física trabalhar pedagogicamente os conteúdos da educação física escolar.
Palavras- chave: Ensino. Formação. Prática pedagógica.
REFERÊNCIAS
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei nº 9394, 20 de Dezembro de 1996 Brasília, ministério da educação, 1996.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO, Secretaria de Educação Fundamental, Parâmetros Curriculares Nacionais. Vol. 7. Brasília: MEC/SEF, 1997.
DARIDO, S. C. A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v.18, n.1, p.61-80, jan./mar. 2004.