CAPOEIRA, INCLUSÃO SOCIAL E CIDADANIA
Francisco Daniel Ricardo Braz¹*, Marina Lira Batista¹, Kelvia Lanielhe Teixeira Vieira¹, Daniela Pereira De Oliveira¹, Marcela Mayara Sousa Silva¹, Andreyson Calixto de Brito² (PO).
RESUMO
A capoeira surgiu no Brasil de um conjunto de aspectos preexistentes nas culturas das comunidades africanas. Apresenta características de luta, dança, jogo, esporte e também um forte componente cultural e folclórico (AGOSTINHO, 2007). De acordo com Brito (2008) a capoeira assume diversos significados sendo que a dimensão dança e luta são muito frequentes na tentativa de uma definição por estudiosos e capoeiristas. É uma modalidade que integra em seus conteúdos ricas possibilidades, sendo um importante instrumento de educação e integração social, podendo assim ser trabalhado no ambiente escolar (BARROS e SANTOS, 2014). Assim, é considerada como uma modalidade com várias formas de ser praticada, despertando também, diferentes interesses e interpretações. A oficina Capoeira Inclusão Social e Cidadania, foi desenvolvida como atividade do programa institucional de bolsas de iniciação a docência PIBID-IFCE em duas escolas da rede estadual de ensino médio de Canindé no período compreendido entre o dia 11 de fevereiro de 2015 a 30 de abril de 2015 com a participação de 30 alunos das duas escolas. A oficina teve como objetivo trabalhar a arte da capoeira na escola nos diversos aspectos nela inseridos, resgatando-a nos aspectos histórico-cultural como meio de valorização da nossa identidade e cultura, assim desenvolvendo atitudes de respeito mútuo, solidariedade e inclusão social de maneira a contribuir com o fim de atitudes preconceituosas. Observamos expressiva participação e interesse por parte dos alunos de modo que, sempre se inseriam nas atividades propostas, na prática dos movimentos, na discussão dos aspectos históricos e mostravam-se críticos em relação à importância da capoeira e respeito a pluralidade cultural. Podemos notar que o conteúdo ensinado foi para além da sala de aula, considerando que a maioria dos alunos passou a vivencia-la em outros lugares formais e informais, culminando com apresentações em sala de aula das escolas onde funcionava a oficina. Com base no exposto acima, pode-se concluir que a inserção da capoeira na educação física escolar deve ser um dos objetivos a ser cumprido pelo professor. A capoeira por fazer parte da história do Brasil, deve ser desenvolvida levando em consideração os aspectos históricos para que os alunos conheçam o contexto social de sua criação e possam pratica-la de maneira mais crítica.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais/ Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEF, 2000.
BRITO, Andreyson Calixto de. Capoeira, um contributo para melhoria da coordenação motora em indivíduos com Síndrome de Down. Dissertação apresentada às provas de Mestrado de Ciência do Desporto na especialização em Atividade Física Adaptada. Faculdade de Desporto. Universidade do Porto, 2008.
BRITO, Andreyson Calixto de. A Influência da Capoeira no Desenvolvimento Psicomotor de Crianças. Tese(Doutorado). Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira. Fortaleza, 2014.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 2012.