HÁBITOS DE VIDA E DA EDUCAÇÃO FÍSICA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE CRATO, CEARÁ.

JÉSSICA CAROLINE DA SILVA MARINHO

Co-autores: PRISCILA DE ANDRADE NEVES SANTOS e LILIA BRAGA MAIA
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

INTRODUÇÃO. A adoção de hábitos saudáveis durante a infância e adolescência é de suma importância para uma melhor qualidade de vida na fase adulta. Entretanto, os comportamentos de riscos entre os alunos do ensino médio vêm crescendo, surgindo à necessidade de pesquisas sobre o tema, o que deve contribuir para futuros projetos de promoção à saúde direcionados às escolas. OBJETIVOS. Realizar um levantamento epidemiológico sobre os hábitos de vida dos estudantes do Ensino Médio da Cidade de Crato/CE. E mais especificamente: averiguar sobre a prática da Educação Física (EF) Escolar; pesquisar sobre a percepção do ambiente escolar dos professores e dos colegas da escola; analisar sobre a prática de atividade física e dos esportes fora da escola; conferir sobre a ocupação do tempo livre e de lazer dos estudantes desse nível de ensino. METODOLOGIA. Esta pesquisa é do tipo quantitativo epidemiológico de base escolar, com abrangência municipal. A amostra foi constituída por 691 estudantes de 10 escolas do Ensino Médio de 14 a 19 anos de idade, de ambos os gêneros. O instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário COMPAC (Comportamento do Adolescente Catarinense), já validado e utilizado em outros estudos (BARROS, 2004; DEBEM, 2003). Os dados coletados foram analisados através da estatística descritiva (porcentagem) no Microsoft Excel 2010.  RESULTADOS. Sobre os resultados da EF Escolar: (63%) dos alunos afirmaram ter essa disciplina no período das aulas; (70%) dos alunos afirmaram ter EF somente um dia por semana; Nas aulas de EF, os alunos asseguraram gostar, do futebol (33%); do futsal (16%); outras atividades (24%). Acerca da percepção do ambiente escolar os resultados apontaram que: (78%) dos alunos gostavam do tempo que passavam na escola, (40%) achavam seus colegas simpáticos e prestativos, enquanto (51%) não achavam. Entretanto, com relação aos professores (74%) dos estudantes os avaliaram como "muito bons" e "bons". Os resultados sobre a prática de atividades físicas e esportes fora da escola apontaram (41,96%) dos rapazes e (53,69%) das garotas afirmaram praticar em média atividades físicas três vezes por semana e esportes dois dias e meio por semana, ambos com duração de uma hora e trinta minutos e  (51%) dos alunos afirmaram se deslocar a pé para a escola. Os resultados dos tempos livres e de lazer, o futebol (22%) e sair/passear (15,7%) foram os mais citados pelos alunos. Concluímos que essa amostra participava e gostava das aulas de EF e mostravam-se ser fisicamente ativos nos seus tempos livres e de lazer.

Palavras-chave: Educação Física, Hábitos de vida, Estudantes, Ensino Médio.

REFERÊNCIAS

BARROS, M.V.G. Atividades físicas e padrão de consumo alimentar em estudantes do ensino médio de Santa Catarina. Dissertação de Doutoramento apresentada ao Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2004

DE BEM, M.F.L. Estilo de vida e comportamentos de risco de estudantes trabalhadores do ensino médio de Santa Catarina. Dissertação de Doutoramento apresentada a Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina, 2003.

¹ Graduanda do curso de Educação Física da Universidade Regional do Cariri - URCA

² Graduanda do curso de Educação Física da Universidade Regional do Cariri - URCA

³ Profa Dra do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Departamento de Educação Física da Universidade Regional do Cariri, Crato, Ceará, Brasil. E-mail: liliabragam@hotmail.com