EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INFANTIL: UM RELATO DE ESTÁGIO

JAQUELINE GONÇALVES DE BARROS

Co-autores: EDINALDO BARBOSA JACINTO FILHO e MATHEUS GOMES DE MATOS
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

 

Este trabalho vem com a finalidade de relatar a prática docente de três acadêmicos do curso de Educação Física da Universidade Regional do Cariri - URCA na disciplina de Estágio Supervisionado I, através dessa experiência dividida em 51 aulas de regência, 9 aulas de observação e 3 de planejamentos, o presente artigo vem com o objetivo de apresentar os conteúdos abordados e quais destes conteúdos obtiveram maior êxito em sua realização. Podemos então constatar que na instituição escolar, Liceu Diocesano de Artes e Ofícios, não contava com a presença de professores de Educação Física e a aula desta disciplina era substituída por um horário de recreação reservado apenas nas sextas-feiras. Com a ausência de um professor de Educação Física tivemos que observar aulas que não atendem nossas perspectivas enquanto docentes da disciplina Educação Física, ou seja, aulas que proporcionasse aos alunos um conhecimento e desenvolvimento da cultura corporal do movimento. Outro ponto que também procuramos ressaltar é a importância de um professor de Educação Física no ensino infantil, apresentando também possíveis causas decorrentes desta ausência.