AFETIVIDADE, A LUTA NO CONTEXTO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

LEANDRO NASCIMENTO BORGES

Co-autores: LUANA EMANUELLE DE FREITAS DIAS, RENATA CARMO DE ASSIS e MARCEL LIMA CUNHA
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

 

 

 

 

A Afetividade é um dos componentes que não podemos fragmentar enquanto a integração do ser em sua totalidade, é através dela que o individuo demonstra anseios e vontades. No âmbito escolar ela vem como ferramenta articuladora professor-aluno servindo de termômetro capaz de mensurar algum tipo de comportamento. O objetivo deste estudo é analisar a influência da afetividade nas atividades de luta dentro do ambiente escolar. Pesquisa de cunho bibliográfica e observacional com abordagem qualitativa. Constatou-se que durante as aulas de lutas na escola a afetividade é fator articulador entre professor-aluno, e que diante desta ferramenta o aluno transparece o aprendizado e as emoções. Esta pesquisa teve como resultados a relevância que a afetividade possui como quesito não fragmentado durante o decorrer das aulas, e que cada postura por parte do aluno observada pelo professor pode-se analisar a motivação do mesmo, corroborando para o desenvolvimento das atividades. Durante as aulas são relatados os diversos tipos de comportamentos que a afetividade transparece, tais como: euforia, alegria, tristeza e ansiedade.