AS LUTAS NO CONTEXTO ESCOLAR: O PROFESSOR DE JIU JITSU COMO INTEGRANTE FORMADOR DO INDIVÍDUO

LUANA EMANUELLE DE FREITAS DIAS

Co-autores: LEANDRO BORGES NASCIMENTO e MARCEL LIMA CUNHA
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

 

As Lutas estão presentes entre os blocos de conteúdos dos Parâmetros Curriculares Nacionais, e o Jiu Jitsu traz consigo para seus praticantes uma nova filosofia de vida e ensinamentos que são importantes para o crescimento individual, seja ele criança, adolescente ou adulto. Este trabalho tem por objetivo analisar a representação do professor de Jiu Jitsu como referencial nas aulas de lutas, integrado na formação pessoal de seu aluno ainda na infância, envolvendo a prática do esporte como ferramenta articuladora de aprendizagem. Pesquisa realizada com cunho qualitativo, baseado em observações e fundamentado em pesquisas bibliográficas baseadas nas obras de autores, que como Le Bouch e Piaget, buscaram entender os fatores determinantes do desenvolvimento infantil, ficando demonstrada a eficiência que a relação bem estabelecida entre Mestre-aluno faz com que o mesmo incorpore para si ensinamentos que serão levados para toda sua vida. Hoje os professores e educadores físicos institucionalizados no militarismo perdem alunos para aqueles que buscam a integração de seus alunos por meio da relação de confiança mútua e respeito. A criança inserida nesse ambiente busca por referenciais diferentes dos pais, cabendo ao professor distinguir essa vontade por aprender, dando ênfase às relações interpessoais. Tal estudo ainda que preliminar, mostra alguns fatores a serem considerados pelo professor, para que se compreenda sua importância formadora e que cada vez mais essa relação seja de qualidade e prazerosa para ambas as partes.