REFLEXÃO ACERCA DA METODOLOGIA UTILIZADA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CENTRO DE ENSINO INFANTIL MADRE ESMERALDO EM CRATO-CE

JOÃO MÁRCIO FIALHO SAMPAIO

Co-autores: JOSÉ CÍCERO CABRAL DE LIMA JÚNIOR, RAUAN MACÊDO GONÇALVES e PAULO ROGÉRIO BARBOSA DO NASCIMENTO
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

 

A educação infantil é a primeira etapa da educação básica, onde atende crianças até os 05 anos de idade. É na educação infantil que a criança adquire valores fundamentais que serão levados para a vida adulta. Partindo deste pressuposto, a Educação Física, assim como as demais áreas do conhecimento, na educação infantil tem o objetivo de direcionar o desenvolvimento integral da criança nos seus aspectos físicos, psíquicos, intelectuais e sociais. Este trabalho objetiva refletir acerca da metodologia utilizada durante o estágio supervisionado no CEI Madre Esmeraldo em Crato- CE pelos alunos do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Regional do Cariri- URCA enquanto período de estágio supervisionado. Trata-se de um relato de experiência de caráter exploratório, utilizou-se como método a observação direta e análise dos planos de aulas para identificação do percurso utilizado pelos acadêmicos. A proposta foi direcionar conteúdos centrais do ensino acerca dos jogos e brincadeiras populares, contos de histórias, brinquedos cantados, ginástica e práticas corporais simples. Verificou-se um desenvolvimento de atividades de maneira estratégica por parte dos acadêmicos, visto que as atividades foram escolhidas de maneira que se adequassem com a faixa etária e desenvolvimento motor dos alunos e que, para cada faixa existe um grau de complexidade, dentro de cada atividade a ser ofertada, prevendo o desenvolvimento do alunado e a realidade de cada um, no sentido de que essas atividades pudessem ser realizadas dentro das habilidades e limitações individuais. Nessa perspectiva, o trabalho sempre ocorreu focado na oferta de uma variabilidade e diversidade de atividades, para que pudessem sempre atrair o maior número de alunos participantes nas aulas, mas, sempre atentos em uma continuidade do processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista que esse processo é continuo e ocorre em longo prazo. Percebeu-se uma preocupação dos acadêmicos quanto ao processo de ensino/aprendizagem de maneira gradativa, o que na Educação Física vem sendo negligenciado nos últimos anos, ou seja, os conteúdos na sua maioria são "jogados" aleatoriamente, e sem objetivos concretos, portanto, este trabalho vem destacar que o estágio é um momento indispensável, tanto para os alunos do ensino infantil quanto para os acadêmicos, pois, agrega conhecimento e aprendizado, e isso vem a fortalecer tanto a Educação Física no âmbito geral, quanto no ensino infantil que no seu processo necessita da interdisciplinaridade o que faz com que a Educação Física seja componente indispensável.

 

REFERÊNCIAS

 

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica. Brasília, 2013. Disponível em:

<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 08 Outubro 2015.