CAPOEIRA NA ESCOLA, UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA CIDADE DE CRATO-CE

JAQUELINE GONÇALVES DE BARROS

Co-autores: MARCELO ALVES DE CALDAS, EDINALDO BARBOSA JACINTO FILHO e LAYRIANE DA SILVA SOUZA
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

 

O presente artigo advém de uma experiência realizada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência - PIBID, oferecido pela Universidade Regional do Cariri - URCA na cidade do Crato - CE. É um programa que é realizado nas escolas da rede pública pelos alunos de Licenciatura em Educação Física da URCA. A experiência a ser relatada nesse trabalho foi realizada na escola estadual Raimundo Nonato de Souza situada no distrito de Dom Quintino na zona rural de Crato - CE. Na estruturação das modalidades foram estabelecidas modalidades com e sem oposição, a modalidade escolhida para o sub-tema "com oposição" foi capoeira, por ser uma modalidade regional e por relevar aspetos sociais as quais são importantes para a interação dos alunos, onde se encontrava insuficiente. A maioria dos alunos não conhecia a prática dessa modalidade, e por ser uma novidade se puseram dispostos á conhecer, mesmo sendo uma modalidade que pode ser trabalhada sem material algum, os alunos se mantinham muito interessados á praticar. Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências vividas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID na modalidade capoeira. Propõe também apresentar como a modalidade foi trabalhada na escola e a aceitação da mesma. As atividades foram trabalhadas de acordo com a divisão das modalidades sendo elas com e sem oposição, posteriormente elaboramos um cronograma de dez encontros, neles distribuídos os fundamentos, histórico e a musicalidade da capoeira. Analisamos que os alunos se interagiam mais, com a modalidade e com eles próprios, além de tornarem conhecedores da origem da capoeira também tiveram a oportunidade de realização dessa prática que por sinal foi muito bem aceita, apesar de a modalidade ter permanecido na escola por apenas dez encontros, os alunos tiveram um bom progresso diante das atividades realizadas. A modalidade capoeira ofereceu aos alunos mais interação e conhecimentos de uma modalidade não praticada, além de proporcionar alegria e diversão com a musicalidade.