RESUMO
A Educação Física, antes vista como uma atividade complementar, hoje é contemplada como atividade e disciplina obrigatória nos currículos escolares. A Educação Física deve ser usada para unir, socializar e permitir aos alunos a convivência e relacionamento em grupo, por meio de práticas corporais, cognitivas e afetivas, utilizando-se de jogos, brincadeiras, esportes e outras manifestações da cultura corporal de movimento, que são ferramentas importantes para consecução destes objetivos. No período da noite, assim como no diurno, este componente curricular deve considerar todos os aspectos de sua importância, quanto às manifestações corporais dos indivíduos, não podendo ser discriminada e desvalorizada. O uso de metodologias diferenciadas e planejamento pedagógico são instrumentos essenciais que revelam de modo apropriado a importância da disciplina para o ensino médio noturno. Este trabalho teve como objetivo descrever a importância da educação física para os alunos e professores do ensino médio noturno, em dez escolas estaduais no município de Fortaleza-Ceará. A metodologia utilizada privilegiou o método descritivo, utilizando como instrumento de pesquisa o questionário. O público da pesquisa contou com 210 alunos e 10 professores que responderam subjetivamente sobre a importância da educação física para o ensino médio noturno. Os resultados indicam que 94% dos alunos consideram a educação física importante para o período da noite e associaram, mesmo que superficialmente, suas respostas com a qualidade de vida, saúde e estética. Os professores responderem sobre a relevância da educação física no ensino médio à noite, suas respostas direcionaram a cultura corporal de movimento, saúde, bem-estar, qualidade de vida, além de um importante fator social. Foi possível concluir que os alunos dão importância à educação física, porém tem um entendimento superficial sobre sua importância, cabe ao professor ofertar novos processos pedagógicos que incluam e tragam criticidade sobre à educação física. Os professores revelam de maneira apropriada sobre a relevância da disciplina no ensino médio à noite, e confirmam que estratégias pedagógicas diferenciadas são o caminho para dar importância e sentido à educação física.