A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA EDUCAÇÃO PSICOMOTORA

AILSON LIMA MAIA

Co-autores: AILSON LIMA MAIA, MARCOS KAYRO LOPES PONTES , LUIZ TORRES RAPOSO NETO, ROBERTA OLIVEIRA DA COSTA e JÚLIA ROCHA RIBEIRO
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

A prática pedagógica pode assumir vários significados, no contexto escolar, insere-se como ação educativa tendo relação direta com o ensino e aprendizagem, portanto, esse trabalho inicia-se na educação infantil através da ludicidade, e dentro de uma proposta psicomotora Rossi (2012) relata que a escola tem um papel imprescindível no desenvolvimento psicomotor da criança, principalmente nas séries iniciais. Diante disso, Fonseca (2008) descreveos aspectos psicomotores em: coordenação motora fina e global, estruturação espacial e temporal, lateralidade, esquema corporal, imagem corporal, equilíbrio, tonicidade e consciência corporal. O objetivo da pesquisa foi analisar as práticas pedagógicas dos professores de educação infantil na educação psicomotora. Como objetivos específicos optou-se por descrever o conhecimento dos professores de educação infantil sobre a educação psicomotora (EP), verificar o referencial teórico científico utilizado pelos professores de educação infantilna EP, descrever de que formas acontecem os planejamentos dos professores de educação infantil sobre a EP e averiguar o método avaliativo que os professores de educação infantil utilizam na EP.Foi realizado um estudo campo exploratório de modo transversal com uma abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada nos meses de Fevereiro a Junho de 2017em duas escolas privadas no bairro aldeota, tendo como colaboradores 10 professores que atuam na educação infantil. Como critérios de inclusão, foramprofessores que atuam na rede particular e que atuam com EP na educação infantil, porém os de exclusão foram os docentes que lecionam no infantil 1. Para coleta dos dados foi utilizada como técnica uma entrevista aberta com a utilização de um questionário semiestruturado. O estudo seguiu com as seguintes etapas: 1) assistir as aulas com aporte do diário de campo; 2) diálogo com o professor ao final das aulas para saber o conteúdo e objetivo da aula; 3) transcrever o diário de campo, realçando aspectos relevantes. A análise dos resultados foi realizada com base na técnica de análise temática para determinação de categorias (MINAYO, 2014). Pôde-se perceber que, através das respostas, os docentes consideram a EP fundamental para o desenvolvimento integral das crianças, mas que há uma necessidade de aprimoramento da prática pedagógica, conhecimento sobre os elementos da psicomotricidade, organização no planejamento, até as questões de avaliação na EP.Considera-se que os docentes precisam de formações mais específicas para atuar com EP, e outra perspectiva, seria incluir o professor de Educação Física nesse âmbito, a fim de possibilitar aos profissionais de pedagogia, centrar sua prática nas atividades de sala de aula, dando especificidade ao trabalho.

 

Palavras-chave: Prática Pedagógica; Educação Infantil;Educação Psicomotora.