O artigo refere-se de como podemos utilizar a arte marcial Kung Fú como forma lúdica na educação física escolar como instrumento sócio educativo. Lembrando que as artes marciais seriam associadas à prática de educação física oportunizando melhorias no desenvolvimento de caráter auto perceptivo, pois quando utilizadas e da forma como serão administradas as aulas, as mesmas criam dificuldades motoras e psicológicas, potencializando e ao mesmo tempo estimulando a reflexão e a autocrítica na resolução dos problemas apresentados. Não podemos deixar de relatar que a educação física trabalha com as formas de representação e compreensão de mundo expressada pelo corpo, por isso, o professor deve proporcionar aos alunos a busca pela ampliação do repertório gestual de maneira a capacitar o corpo para o movimento, possibilitando sentido e organização as suas potencialidades, como está escrito nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Verifica-se por falta de conhecimento entre a sociedade inclusive acadêmica a grande confusão entre o que são lutas e o que é artes marciais, pode parecer à mesma coisa mais existe um grande hiato entre estas duas descrições. Partimos do princípio que toda arte marcial é uma luta, mas, porém, nem toda a luta pode classificar como arte marcial, pois as lutas são práticas com embates corporais, no entanto a arte marcial é um método de guerra ou conjunto de preceitos que um guerreiro deve ter e fazer uso. Tanto as lutas como a arte marcial representam parte da cultura de movimento humano, historicamente produzidas e enriquecidas como a cultura dos seus povos de origem. Fortalecer a importância da prática das lutas e arte marcial Kung Fú de maneira lúdica, cultural e educativa, desenvolvendo nos alunos a capacidade de desenvolvimento nos planos psicomotor, afetivo e cognitivo. O trabalho foi realizado através de uma pesquisa na literatura, com a utilização das bases de dados eletrônicos National Library of Medicine (MEDLINE), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) E Scientific Electronic Libraly Online (Scielo). O critério de seleção dos artigos a serem analisados teve como objetivo estudos abordando lutas, arte marcial - Kung Fú, lúdico e educação física escolar. Na base de dados MEDLINE, LILACS e SCIELO procedeu-se a busca por meio das seguintes palavras chaves: Arte marcial. Kung Fú. Educação física escolar. A utilização das técnicas de arte marcial desde sua origem antes mesmo do ingresso nas escolas vem educando e socializando povos e dinastias, e hoje não é muito diferente vemos que a arte marcial continua educando, socializando crianças, jovens e adultos em todo o mundo, tudo isso pelo poder encantador que as mesmas têm e que a sociedade busca como forma de se relacionar não só para com os outros, mas também para poder mudar a qualidade de vida não só de saúde física, mais mental e emocional, onde se aprende a diminuir a agressividade e a incentivar o respeito, o amor e a ética, valores estes que somente a arte marcial com conhecimento que adquirimos em conhecer a nós mesmo nossas fraquezas e potencialidades e como lidar com ambas sem ferir o próximo. Podemos concluir que um dos maiores desafios da educação física escolar é criar mecanismo para que o lúdico esteja presente não como forma meritocrática ou punitiva, mas sim como forma de desenvolvimento humano completo, físico, cognitivo, e afetivo. E a arte marcial Kung Fú pode ser transmitida de forma lúdica conseguindo com isso a socialização entre alunos formando cidadãos cada vez melhores não somente para a escola ou para as provas mais para a vida em sociedade cada vez mais degradada de valores.
Palavras-chave: Arte Marcial; Kung Fú; Educação Física Escolar